Topo

Testes e lançamentos

Novo Hyundai Santa Fe não foi lançado nem na Coreia, mas já roda no Brasil

Leonardo Felix, Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/02/2018 04h00

Modelo será revelado mundialmente no Salão de Nova York; marca diz que não importou carro para testes

A quarta geração do "suvão" Santa Fe será revelada pela Hyundai apenas em março, quando acontecerão os Salão de Nova York (Estados Unidos) e Genebra (Suíça). Mesmo assim, o leitor Sérgio Imparato Cordeiro se deparou com o veículo rodando pelas ruas da zona sul de de São Paulo (SP).

UOL Carros contatou Caoa, representante oficial dos modelos Hyundai importados no país. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa admitiu que estuda trazer a nova geração, mas afirmou desconhecer a existência de qualquer exemplar em testes.

Entretanto, observando as placas da unidade flagrada percebe-se que elas foram registradas em São Bernardo do Campo (SP), cidade da Região Metropolitana de São Paulo onde ficam alguns dos maiores fornecedores da indústria automobilística brasileira -- e da própria Hyundai. Bingo!

Veja mais

+ Com 800 km de autonomia, Hyundai Nexo antecipa futuro da marca
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube

Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Maior e mais largo

A camuflagem até consegue esconder algumas linhas, mas fica claro que se trata do Santa Fe quando comparamos com as primeiras imagens oficiais do utilitário, divulgadas pela Hyundai na semana passada. Confira no álbum que abre esta reportagem.

O SUV terá faróis duplos horizontais, seguindo tendência replicada em vários modelos lançados nos últimos anos, como Citroën C4 Picasso, Fiat Toro e o antigo Jeep Cherokee. Grade hexagonal, marca registrada dos lançamentos da Hyundai, foi preservada e está ainda mais ampla, com divisórias em colmeia.

No geral, traços lembram muito os do Kona, SUV compacto vendido pela própria Hyundai em alguns países da Europa. Entretanto, o balanço traseiro bastante prolongado do exemplar flagrado indica se tratar de uma configuração para sete passageiros.

Julgando pelas primeiras imagens de divulgação o interior aparenta acabamento de boa qualidade, com couro nas portas, bancos e até no painel. A tela da central multimídia fica em uma posição elevada no centro da cabine, lembrando o estilo dos modelos mais recentes da Mercedes-Benz.

Divulgação
Assim será a quarta geração do Hyundai Santa Fe Imagem: Divulgação

Motores e dimensões

A Hyundai ainda não divulgou informações sobre motorização do novo Santa Fe para mercados como os Estados Unidos. Na Coreia do Sul já se sabe que o modelo utilizará propulsores 2.0 e 2.2 turbodiesel, além de 2.0 turbo a gasolina (o mesmo do novo Veloster, com potência acima de 200 cv).

Esta última configuração é uma das cotadas para o Brasil, isso se a Caoa não optar continuar com o velho V6 naturalmente aspirado -- seguindo a atual calibração de 270 cv ou, quem sabe, utilizando a especificação de 290 cv já existente em outros mercados.

Dimensões também não foram integralmente reveladas. A Hyundai se limitou a dizer que o carro terá 4,77 metros de comprimento e 1,89 metro de largura -- 8 cm mais longo e 1 cm mais largo do que a geração atual. Distância entre-eixos será maior do que os 2,70 metros atuais, mas a marca não revelou o número exato.

Entre os itens de segurança, o Santa Fe 2019 ganhará assistente de prevenção a colisões traseiras. Durante as manobras de marcha a ré (como a saída de uma vaga de estacionamento paralela), o sistema identifica a presença de qualquer veículo se aproximando nos arredores, podendo acionar os freios automaticamente para evitar uma colisão.

Outro recurso bastante útil será o assistente de saída do veículo, que trava as portas temporariamente caso um veículo se aproxime antes de qualquer passageiro abrir a porta para desembarcar. Ainda não está confirmado se tais tecnologias estarão presentes no novo Santa Fe oferecido ao consumidor brasileiro.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma por e-mail uolcarros@uol.com.br.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Testes e lançamentos