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Conheça os 20 SUVs zero-quilômetro mais baratos de se manter do mercado

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Nissan Kicks é o SUV que menos pesa no bolso ao longo de 60 mil quilômetros Imagem: Divulgação

Fernando Miragaya

Colaboração para o UOL, do Rio (RJ)

15/02/2018 04h00Atualizada em 19/02/2018 10h29

Pior modelo da lista cobra praticamente o dobro dos gastos do melhor

ATUALIZAÇÃO: Chevrolet Tracker tem mudança nos valores de amortecedores e, com isso, sobe de 17º para 13º; Suzuki Vitara entra na 19ª colocação.

Tem muita gente que adora SUV, mas esquece que ele pode ter manutenção mais cara que aquele hatch ou sedã -- ou até perua -- que foi desprezado. UOL Carros preparou um ranking de pós-venda com dados dos utilitários esportivos compactos, queridinhos do mercado, para que você se previna de possíveis sustos e se lembre de que comprar carro não é só tirá-lo da concessionária -- os gastos de manutenção e reparos têm impacto grande no orçamento, sendo que os de SUVs são elevados, na comparação com outros modelos da mesma plataforma.

O ranking com 20 modelos leva em consideração as revisões com preço fixo até os 60 mil km -- as visitas são obrigatórias para manter o modelo na garantia. Também foi elaborada uma pequena cesta de peças com seis itens que são normalmente trocados nos veículos.

Referência do mercado como modelo com menor desvalorização, Honda HR-V não consta no ranking revisado por conta do alto custo de manutenção: R$ 9.163,49 em revisões (seis até os 60 mil quilômetros) e peças -- a bomba de combustível, por exemplo, custa mais de R$ 2.200. Com isso, ficaria posicionado além da 20ª posição, limite deste ranking.

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Versões mais caras também têm gasto maior

É bom ficar de olho: há casos de preço de peças que variam mais de 1.000% entre as marcas. E dentro da própria linha, diferenças de valores do mesmo componente de uma versão para a outra podem chegar a 80%.

O levantamento teve como vencedor o Nissan Kicks, que se mostrou o mais barato nas revisões e muito competitivo nos valores dos componentes. Ford EcoSport, em três versões, figura nas primeiras posições, principalmente pelo custo das peças bem mais em conta que a média geral.

Todos os preços foram fornecidos pelos fabricantes e têm como base a cidade de São Paulo (SP). Importante ressaltar que a cobertura da garantia para determinadas peças, assim como a classificação de mau uso e desgaste prematuro dos componentes, variam de marca para marca.

Nota da redação: os valores ao lado dos nomes dos carros correspondem à soma dos preços da cesta básica de peças e dos serviços de revisão até 60 mil quilômetros, ou seja, quanto o motorista deve gastar em serviços de pós-venda até o final da garantia e das últimas revisões.

1. Nissan Kicks: R$ 4.952,27

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Foi o vencedor e mostrou que, no plano de revisões com preço fixo, não tem para ninguém: é o único com visitas até 60 mil km que ficam abaixo dos R$ 3 mil -- o que o faz ganhar com folga dos rivais. O curioso é que cada revisão tem preços que alternam valores de R$ 419 e R$ 575. Na parte de peças, também se mostrou competitivo. Só a bomba de combustível e o jogo de pastilhas e discos de freios desafinam o bom custo de pós-venda.

Preço do carro: de R$ 72.990 a R$ 98.890

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 2.982 
10.000 km: R$ 419
20.000 km: R$ 575
30.000 km: R$ 419
40.000 km: R$ 575
50.000 km: R$ 419
60.000 km: R$ 575

Peças: R$ 1.970,27
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 509,56
Amortecedor traseiro (par): R$ 188,49
Bomba de combustível: R$ 950
Corrente: R$ 169,95
Filtro de ar: R$ 40
Jogo de velas: R$ 112,27

2. Renault Duster 1.6 SCe: R$ 5.397,55

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

O espaçoso e robusto SUV da Renault tem, em sua versão de entrada, custo de revisões na média e valor de peças interessante, combinação que lhe garantiu o segundo lugar. Ele se beneficia principalmente pela corrente do novo motor 1.6 SCe, que, segundo a marca, foi projetada para não ser trocada. Porém, bomba de combustível não é das mais baratas e o kit com pastilhas e discos de freio preocupa.

Preço do carro: de R$ 72.990 a R$ 98.890

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 3.426,55
10.000 km: R$ 539,18
20.000 km: R$ 539,18
30.000 km: R$ 539,18
40.000 km: R$ 730,65
50.000 km: R$ 539,18
60.000 km: R$ 539,18

Peças: R$ 1.971

Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 791
Amortecedor traseiro (par): R$ 260
Bomba de combustível: R$ 800
Corrente: Não se aplica
Filtro de ar: R$ 40
Jogo de velas: R$ 80

3. Ford EcoSport 1.5: R$ 5.831,37

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

A Ford acabou com aquela infame revisão de 5 mil km, mas seu plano de manutenção com preço fixo ainda pode assustar. As seis visitas somam mais de R$ 4 mil, com a de 40.000 km com preço de R$ 1.164. Em contrapartida, as peças têm os menores preços se comparado aos rivais -- e alguns até animadores, como o jogo de velas e a bomba de combustível. Foi o bastante para que a configuração inicial o SUV ficasse em terceiro lugar.

Preço do carro: de R$ 77.990 a R$ 89.990

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 4.076
10.000 km: R$ 368
20.000 km: R$ 564
30.000 km: R$ 596
40.000 km: R$ 1.164
50.000 km: R$ 596
60.000 km: R$ 788

Peças: R$ 1.755,37
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 637,74
Amortecedor traseiro (par): R$ 410
Bomba de combustível: R$ 468,17
Correia dentada/corrente: R$ 75
Filtro de ar: R$  76,46
Jogo de velas: R$ 88

4. Ford EcoSport 2.0: R$ 6.024,66

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Imagem: Murilo Góes/UOL

Versão 2.0 do Eco segue a mesma lógica do modelo menos potente da linha. O utilitário esportivo peca no plano de manutenção programada, mas alivia nos componentes. Só mesmo o kit de discos e pastilhas de freio destoam, assim como na configuração 1.5.

Preço do carro: R$ 96.850

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 4.244
10.000 km: R$ 400
20.000 km: R$ 592
30.000 km: R$ 624
40.000 km: R$ 1.184
50.000 km: R$ 624
60.000 km: R$ 820

Peças: R$ 1.780,66
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 637,74
Amortecedor traseiro (par): R$ 410
Bomba de combustível: R$ 468,17
Correia dentada/corrente: R$ 72,69
Filtro de ar: R$ 76,46
Jogo de velas: R$ 115,60

5. Peugeot 2008 1.6 flex: R$ 6.176,22

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Para quem acha que carro de marca francesa tem revisões salgadas, o 2008 tem plano de revisões programadas que, embora estejam longe de ser baratas, ficam mais em conta que muito rival de marca "popular" -- o que o ajudou a deixá-lo na quinta posição. O custo total das peças surpreende positivamente. O drama (pontual) se concentra em alguns itens de reposição, como a bomba de combustível e a correia dentada.

Preço do carro: de R$ 72.990 a R$ 87.190

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 3.806
10.000 km: R$ 464
20.000 km: R$ 734
30.000 km: R$ 464
40.000 km: R$ 734
50.000 km: R$ 676
60.000 km: R$ 734

Peças: R$ 2.370,22
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 718
Amortecedor traseiro (par): R$ 378
Bomba de combustível: R$ 817,22
Correia dentada: R$ 249
Filtro de ar: R$ 59
Jogo de velas: R$ 149

6. Renault Captur 1.6 SCe: R$ 6.238,90

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O estiloso utilitário esportivo, pasmem, tem revisões bem mais em conta que as do Duster -- e com preço final só R$ 10 mais caro que a do Kicks após as seis visitas. Um pacote que lhe rendeu a sexta colocação. Só que a bomba de combustível custa quase R$ 2 mil e itens como discos e pastilhas dos freios são bem caros.

Preço do carro: de R$ 80.450 a R$ 89.950

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 2.992,90
10.000 km: R$ 471,89
20.000 km: R$ 471,89
30.000 km: R$ 471,89
40.000 km: R$ 633,45
50.000 km: R$ 471,89
60.000 km: R$ 471,89

Peças: R$ 3.246
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 687
Amortecedor traseiro (par): R$ 444
Bomba de combustível: R$ 1.995
Corrente: Não se aplica
Filtro de ar: R$ 40
Jogo de velas: R$ 80

7. Ford EcoSport Storm: R$ 6.254,70

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Imagem: Murilo Góes/UOL

A tração nas quatro rodas nem distancia tanto esta versão do Eco das demais. As revisões seguem os valores pedidos pela 2.0 com tração dianteira, o que colaborou para a décima posição no ranking. Só mesmo a bomba de combustível destoa e custa quase o dobro do que no restante da linha.

Preço do carro: R$ 99.990

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 4.244
10.000 km: R$ 400
20.000 km: R$ 592
30.000 km: R$ 624
40.000 km: R$ 1.184
50.000 km: R$ 624
60.000 km: R$ 820

Peças: R$ 2.010,70
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 637,74
Amortecedor traseiro (par):  R$ 410
Bomba de combustível: R$ 710
Correia dentada/corrente: R$ 60,90
Filtro de ar: R$ 76,46
Jogo de velas: R$ 115,60

8. Renault Duster 2.0: R$ 6.514,53

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A variante mais potente, como é de se esperar, tem plano de manutenção programada mais caro que a 1.6. Mas, assim como nos demais modelos da linha, todas as visitas à concessionária cobram o mesmo valor, com exceção da parada aos 40 mil km. Na cesta de peças, discos e pastilhas de freio, bomba de combustível e amortecedores afugentam.

Preço do carro: de R$ 86.790 a R$ 87.740

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 3.728,53
10.000 km: R$ 593,57
20.000 km: R$ 593,57
30.000 km: R$ 593,57
40.000 km: R$ 760,68
50.000 km: R$ 593,57
60.000 km: R$ 593,57

Peças: R$ 2.786 
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 854
Amortecedor traseiro (par): R$ 260
Bomba de combustível: R$ 1.202
Correia: R$ 350
Filtro de ar: R$ 40
Jogo de velas: R$ 80

9. Citroën Aircross 1.5: R$ 6.611,54

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Imagem: Murilo Góes/UOL

O monovolume com vontade de ser aventureiro tem preço de revisões razoáveis, com a vantagem de as três primeiras ficarem abaixo dos R$ 400. O problema é a manutenção de 60 mil km, que passa dos R$ 1.200. Com exceção da bomba de combustível, as peças não assustam. Com isso, o modelo fica com um belo 9º lugar.

Preço do carro: R$ 52.690

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 4.103
10.000 km: R$ 365
20.000 km: R$ 365
30.000 km: R$ 365
40.000 km: R$ 892
50.000 km: R$ 872
60.000 km: R$ 1.244

Peças: R$ 2.508,54
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 718
Amortecedor traseiro (par): R$ 378
Bomba de combustível: R$ 1.055,50
Corrente: R$ 149
Filtro de ar: R$ 59,04
Jogo de velas: R$ 149

10. Citroën Aircross 1.6: R$ 6.777,54

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Imagem: Murilo Góes/UOL

A versão mais potente do Aircross tem preço de revisão igual ao do 1.5. Alguns componentes são um pouco mais caros, mas perceba que no geral o valor mais caro do modelo não se reflete no preço dos custos finais.

Preço do carro: R$ 75.700

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 4.103
10.000 km: R$ 365
20.000 km: R$ 365
30.000 km: R$ 365
40.000 km: R$ 892
50.000 km: R$ 872
60.000 km: R$ 1.244

Peças: R$ 2.674,54
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 718
Amortecedor traseiro (par): R$ 444
Bomba de combustível: R$ 1055,50
Correia: R$ 249
Filtro de ar: R$ 59,04
Jogo de velas: R$ 149

11. Renault Duster 2.0 4x4: R$ 6.996,53

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Imagem: Murilo Góes/UOL

O modelo mais "lameiro" da linha tem plano de revisões igual ao do 2.0 "civil", o que lhe assegurou o 11º lugar. Mas a aventura tem preço: um par de amortecedores traseiros custa mais que o triplo do que o do modelo 4x2.

Preço do carro: R$ 89.290

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 3.728,53 
10.000 km: R$ 593,57
20.000 km: R$ 593,57
30.000 km: R$ 593,57
40.000 km: R$ 760,68
50.000 km: R$ 593,57
60.000 km: R$ 593,57

Peças: R$ 3.268
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 854
Amortecedor traseiro (par): R$ 742
Bomba de combustível: R$ 1.202
Correia: R$ 350
Filtro de ar: R$ 40
Jogo de velas: R$ 80

12. Renault Captur 2.0: R$ 7.053,88

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Imagem: Murilo Góes/UOL

Apesar de topo de linha, a manutenção também é mais barata do que a do Duster -- inclusive da do Duster 1.6. Mas a história se repete na parte de itens de reposição, com peças bem mais salgadas que a média do mercado, em especial a bomba de combustível de quase R$ 2 mil.

Preço do carro: R$ 93.650

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 3.294,88
10.000 km: R$ 526,28
20.000 km: R$ 526,28
30.000 km: R$ 526,28
40.000 km: R$ 663,48
50.000 km: R$ 526,28
60.000 km: R$ 526,28

Peças: R$ 3.759
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 854
Amortecedor traseiro (par): R$ 444
Bomba de combustível: R$ 1.995
Correia: R$ 350
Filtro de ar: R$ 40
Jogo de velas: R$ 76

13. Chevrolet Tracker 1.4 Turbo: R$ 7.517,53

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O SUV importado do México tem no novo motor turbo e na ampla rede de concessionárias seus grandes trunfos. As revisões programadas têm preço competitivo e nenhuma visita à autorizada custará mais que R$ 644. O susto -- e a posição tão baixa no ranking -- fica na hora que acaba a garantia: a bomba de combustível custa mais de R$ 1.400 e o par de amortecedores passa dos R$ 3 mil.

Preço do carro: de R$ 87.590 a R$ 98.790

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 3.212
10.000 km: R$ 316,00
20.000 km: R$ 644,00
30.000 km: R$ 460,00
40.000 km: R$ 688,00
50.000 km: R$ 460,00
60.000 km: R$ 644,00

Peças: R$ 4.305,53
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 611,42
Amortecedor traseiro (par): R$ 1.650,82
Bomba de combustível: R$ 1.401,91
Correia dentada/corrente: R$ 208,00
Filtro de ar: R$ 78,02
Jogo de velas: R$ 355,36

14. Hyundai Creta 1.6: R$ 7.639,17

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O SUV compacto da marca sul-coreana tem pacote de revisões com preço competitivo e a garantia de cinco anos, o que colaborou para a 13ª colocação. Mas o negócio pode pegar para quem for ficar muito tempo com o carro: conjunto para os freios dianteiros passa dos R$ 1 mil, assim como o preço pedido pela bomba de combustível.

Preços do carro: de R$ 76.350 a R$ 88.990

Revisões até 60 mil km (6 revisões: garantia de 5 anos): R$ 3.162,70
10.000 km: R$ 238,60
20.000 km: R$ 519,70
30.000 km: R$ 598,60
40.000 km: R$ 655
50.000 km: R$ 418,60
60.000 km: R$ 722,20

Peças: R$ 4.476,47
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 1.582,33
Amortecedor traseiro (par): R$ 1.212,32
Bomba de combustível: R$ 1.048,38          
Correia dentada/corrente: R$ 157,50
Filtro de ar do motor: R$ 135,30
Jogo de velas: R$ 340,64

15. Jeep Renegade 1.8 Flex: R$ 7.684,88

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Uma das grandes vantagens do Renegade flex é ter revisões mais espaçadas, a cada 12.000 km -- o que não implica necessariamente em um plano mais barato. As cinco visitas somam quase R$ 4 mil. Nas peças, o custo das pastilhas e dos discos de freio é alto, assim como os valores dos amortecedores, corrente e filtro de ar. ATENÇÃO: os valores são estritamente válidos para a configuração flex, sendo que qualquer Renegade Diesel tem custos altos a ponto de tirá-lo deste ranking dos "20 mais em conta".

Preços do carro: de R$ 75.790 a R$ 101.490

Revisões até 60 mil km (5 revisões, garantia de 3 anos): R$ 3.962
12.000 km: R$ 362
24.000 km: R$ 770
36.000 km: R$ 863
48.000 km: R$ 778
60.000 km: R$ 1.189

Peças: R$ 3.722,88
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 1.621,98
Amortecedor traseiro (par): R$ 757
Bomba de combustível: R$ 870,67
Corrente: R$ 208,63
Filtro de ar: R$ 102,64
Jogo de velas: R$ 161,96

16. Hyundai Creta 2.0: R$ 7.770,89

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A versão com motor maior também agrada e desaponta na mesma medida que o 1.6. As seis revisões têm custo até interessante, mas os preços pedidos por alguns componentes complicam as coisas para o Creta, como o jogo de freio.

Preço do carro: de R$ 96.350 a R$ 102.580

Revisões até 60 mil km (6 revisões: garantia de 5 anos): R$ 3.248,70
10.000 km: R$ 254,60
20.000 km: R$ 535,70
30.000 km: R$ 614,60
40.000 km: R$ 671
50.000 km: R$ 434,60
60.000 km: R$ 738,20

Peças: R$ 4.522,19
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 1.582,33
Amortecedor traseiro (par): R$ 1.212,32
Bomba de combustível: R$ 1.048,38
Correia dentada/corrente: R$ 157,50
Filtro de ar do motor: R$ 135,30
Jogo de velas: R$ 386,36

17. Honda WR-V: R$ 7.817,01

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Imagem: Murilo Góes/UOL

O menor SUV da Honda tem plano de revisões com preços interessantes e compatíveis com a maior parte dos rivais. A questão fica na parte de alguns itens, como bomba de combustível e corrente. Muito por isso, fica nesse distante 16º lugar. A boa notícia é que os modelos da marca têm aquela reputação de carro que não quebra.

Preço do carro: de R$ 79.400 a R$ 83.400

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 4.608,24
10.000 km: R$ 289,95
20.000 km: R$ 426,24
30.000 km: R$ 514,08
40.000 km: R$ 1.962,38
50.000 km: R$ 514,08
60.000 km: R$ 901,51

Peças: R$ 3.208,77
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 411,07
Amortecedor traseiro (par): R$ 811,26
Bomba de combustível: R$ 1.468,81
Corrente: R$ 308,11
Filtro de ar: R$ 72,64
Jogo de velas: R$ 136,88

18. Peugeot 2008 1.6 THP: R$ 7.895,45

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

A versão turbo do crossover da Peugeot é bem mais empolgante que a 1.6 flex e cobra a conta por isso. O plano de manutenção com preço fixo é mais caro e a bomba de combustível deste modelo pode ser um banho de água fria. O preço da corrente é outro ponto fora da curva.

Preço do carro: R$ 89.990

Revisões até 60 mil km (6 revisões, garantia de 3 anos): R$ 4.188
10.000 km: R$ 496
20.000 km: R$ 772
30.000 km: R$ 496
40.000 km: R$ 1.156
50.000 km: R$ 496
60.000 km: R$ 772
                                   
Peças: R$ 3.707,45
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 718
Amortecedor traseiro (par): R$ 378
Bomba de combustível: R$ 1.636,47
Corrente: R$ 589,98
Filtro de ar: R$ 69
Jogo de velas: R$ 316

19. Suzuki Vitara1.6: R$ 8.611,27

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Tanto a versão com motor 1.6 aspirado, quanto a 1.4 turbo, do SUV da Suzuki têm revisões um tanto salgadas, com as seis visitas que beiram o total de R$ 4 mil. Na cesta de itens de reposição, contudo, tem custo geral mais baixo que, por exemplo, do valente Jimny, que sequer entra no ranking pelos custos. O valor da bomba de combustível é alto e desfavorece.

Preço do carro: de R$ 85.590 a R$ 114.990

Revisões até 60 mil km (garantia de 3 anos): R$ 3.988

10.000 km: R$ 488
20.000 km: R$ 573
30.000 km: R$ 806
40.000 km: R$ 742
50.000 km: R$ 488
60.000 km: R$ 891

Peças: R$ 4.623,27
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 1.065,96
Amortecedor traseiro (par): R$ 590,28
Bomba de combustível: R$ 1.989,38
Corrente: R$ 454,37
Filtro de ar: R$ 85,02
Jogo de velas: R$ 438,26 

20. JAC T5: R$ 8.611,41

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Carro chinês tem custo/benefício atraente, porém, fama de manutenção e peças caras. Com o T5 o estereótipo se confirma. Verdade que são seis anos de garantia e primeira revisão de 3.000 km, apesar de prematura, gratuita. O problema são as demais, em especial as três últimas até os 60.000 km, todas acima de R$ 1 mil. Alguns componentes cobram o normal de mercado, mas a bomba de combustível e a corrente preocupam. Mesmo assim, ficou à frente de rivais de marcas "tradicionais".

Preço do carro: de R$ 67.900 a R$ 75.990

Revisões até 60 mil km (7 revisões, garantia de 6 anos): R$ 5.575
3.000 km: grátis
10.000 km: R$ 485
20.000 km: R$ 770
30.000 km: R$ 770
40.000 km: R$ 1.140
50.000 km: R$ 1.155
60.000 km: R$ 1.255

Peças: R$ 3.036,41
Pastilhas (4) + discos (2) dos freios dianteiros: R$ 387,20
Amortecedor traseiro (par): R$ 319,90
Bomba de combustível: R$ 1.910,59
Corrente: R$ 171,64
Filtro de ar: R$ 91,08
Jogo de velas: R$ 156

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