Topo

Carros

VW Polo é "Destaque do Ano" do Prêmio UOL Carros 2017; veja avaliação

Murilo Góes/Arte UOL
Polo de sexta geração: gostando ou não do visual, do estilo ou da proposta, todos falaram nele em 2017 Imagem: Murilo Góes/Arte UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/02/2018 04h00

Renault Kwid e Fiat Argo completam o pódio; todos simbolizam renovação da categoria de carros mais vendidos do país

Principal aposta da Volkswagen em 2017, ponto de partida para toda uma família de novos produtos e um dos modelos mais seguros à venda no mercado de carros brasileiro, o hatchback Volkswagen Polo de sexta geração é o vencedor da categoria "Destaque do Ano", a principal do Prêmio UOL Carros 2017.

Completaram o pódio outros dois hatches que ajudaram e redefinir esse segmento na última temporada: ficou em 2º lugar o subcompacto Renault Kwid, um dos carros mais baratos do Brasil, e ainda assim um modelo de visual agradável e bom nível de equipamentos; em 3º, a aposta da Fiat como rival do Polo e de outros compactos premium, o Fiat Argo

Detalhes sobre a premiação como "Destaque do Ano" podem ser conferidos no Especial Prêmio UOL Carros 2017.

Também eram finalistas da categoria Toyota Corolla (médio que é best seller disparado da categoria e segundo sedã mais vendido do país) e o SUV Hyundai Creta (estrela ascendente da categoria de utilitários esportivos compactos).

Reveja avaliação do "Destaque do Ano"

Como avaliamos o modelo

"Golzão" ou "mini-Golf"? Provocado pela própria jogada de marketing da Volkswagen (que escolheu a segunda comparação, claro) boa parte do público fez o revés e preferiu tratar o hatch de um Gol com maquiagem. Para o bem ou para o mal, muito se falou do carro: uns acharam feio, outros acharam avançado, uns disseram que faltou cuidado no interior, alguns preferiram ressaltar a nota máxima em segurança.

A principal ideia preconcebida a ser vencida é a de que um motor 1.0 é inferior, um reles "motorzinho". Tire isso da mente! UOL Carros já experimentou o Polo 200 TSI nas configurações Comfortline e Highline (esta, cheia de adereços visuais, de tecnologia e segurança) e afirma: é o modelo mais esperto do segmento, com excelente dirigibilidade, retomadas seguras, aceleração surpreendente e com o pacote de fábrica mais surpreendente.

Nem baixo demais, nem alto em excesso (como virou moda no Brasil), o Polo consegue ser ágil em curvas e confortável. Na versão de topo joga até com controle cruzado de diferencial para segurar o carro na pista, além dos controles de estabilidade, tração e assistência em rampas já conhecidos.

Com isso e mais a carroceria leve, o Polo 1.0 turbo com 20,5 kgfm (o motor mais forte da categoria) e um câmbio suave e preciso, anda muito bem e consome pouco combustível: nota A do Inmetro -- obtivemos 8,5 km/l de etanol em teste rápido numa tarde de muito calor (37º C), mas é preciso mais tempo para avaliar os dados de forma mais precisa.

Espaçoso para ombros, joelhos e cabeças de todos os ocupantes, oferece ainda segurança com quatro airbags de série, barras de proteção lateral, construção diferenciada de carroceria (no nível de Golf e modelos da Audi), ganchos padrão Isofix e Top-tether, além de ar-condicionado digital com saída inédita para o banco traseiro.

Problema é vencer uma prática que não é estigma falso, mas realidade: como todo Volkswagen, o novo Polo sofre com pacotes opcionais que restringem o melhor a poucos. A Volkswagen diz que ficou mais racional, com menos kits e opções mais acessíveis.

Ainda assim, só quem comprar o modelo mais caro vai levar para casa acabamento realmente premium (acetinado, não apenas com plástico duro escuro), tela multimídia com reconhecimento de gestos e o impressionante painel digital de instrumentos, que é mais avançado que o de modelos da Audi e que o próprio Passat (que estreou a tecnologia na VW).Vale a pena fazer o test-drive e discutir os valores (os próprios e os do carro). Fato é que o Polo tem toda condição de reordenar o mercado.

Veja mais

+ Saiba tudo sobre o Volkswagen Polo
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube

Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Prêmio UOL Carros 2017

Com a chancela de ser realizado pela equipe editorial da maior empresa de Conteúdo do Brasil, o Prêmio UOL Carros surge com o objetivo de prestigiar mais do que lançamentos de um mercado automotivo que passou de 2,1 milhões de unidades em 2017 (crescimento após quatro anos difíceis), mas novas ideias e tecnologias que movimentaram o setor, com foco também na sustentabilidade.

A maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais lança o Prêmio UOL Carros neste mês com o que houve de melhor no setor em 2017. A premiação será divulgada na página oficial de UOL Carros entre os dias 29 de janeiro e 9 de fevereiro e tem como objetivo fazer um panorama de quem movimentou o setor no ano passado.

São seis categorias: "Destaque do Ano" (a principal categoria), "Melhor Importado", "Melhor SUV", "Melhor Picape", "Melhor Tecnologia/Inovação" e "Sustentabilidade". Em cada categoria, são cinco concorrentes. Os três melhores colocados serão premiados, segundo voto do júri.

Altamente especializado, o júri é composto por sete jornalistas renomados do eixo Rio-SP e também do Nordeste. São eles: Eugênio Augusto Brito (jornalista, editor de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), André Deliberato (jornalista, engenheiro, editor-assistente de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Leonardo Felix (repórter de UOL Carros, menção honrosa do prêmio SAE), Joel Leite (colunista de UOL Carros, radialista, especialista em Meio Ambiente e Semiótica), Benê Gomes (jornalista, editor do programa Auto+), Jorge Moraes (jornalista, publicitário, editor do Jornal de Pernambuco, apresentador do programa Auto Motor e repórter da rádio CBN/PE) e Fernando Miragaya (jornalista, colaborador do UOL, ex-editor dos jornais Globo, Extra, Estadão).

"UOL Carros já teve votações online em anos anteriores, mas a ideia é ter uma nova referência para o setor automotivo no ano da retomada de crescimento da indústria e de vendas do mercado”, explica Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL. "O formato do 'Prêmio UOL Carros 2017' é mais antenado. Entre as categorias, teremos premiações para quem mais inovou em 2017 e também a quem teve visão e responsabilidade social, não apenas a quem lançou carros em um ou outro segmento", complementa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros