Topo

Ford lança Ka Freestyle, versão altinha para desafiar o Renault Kwid

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/01/2018 12h26

Versão aventureira antecipa facelift de meia-vida do hatch e será chamada pela marca de "utilitária"; veja detalhes

A Ford apresentou nesta quarta-feira (31) o Ka Freestyle, inédita versão do modelo que já traz a reestilização visual de meia-vida a ser aplicada em breve no restante da gama do modelo. Estamos falando de um hatch aventureiro, mas que a marca vai vender como "utilitário compacto global" -- seguindo a sigla em inglês CUV ("Compact Utility Vehicle").

A versão foi apresentada mais cedo na Índia (onde será chamada apenas de "Ford Freestyle") e pega carona na moda do "SUV compacto" lançada ano passado pelo Renault Kwid, porém sem querer passar recibo de cópia -- daí a estratégia de chamá-lo só de "utilitário" e não de "SUV", como fez a Renault.

O subcompacto da fabricante francesa, aliás, será o seu principal concorrente - não em preço, vale frisar, e sim em proposta, considerando que ambos são hatches aventureiros vendidos como SUVs (ou CUV, no caso do Ka).

Ford Ka Freestyle (dianteira 3/4) - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
Nenhum executivo da Ford deu detalhes sobre preço, motorizações e conteúdo do Ka Freestyle, alegando que tais informações serão divulgadas "no momento oportuno", sem especificar quando isso acontecerá. Mesmo assim, um deles assegurou categoricamente que a chegada do Ka Freestyle não "mata" a versão aventureira Trail, atualmente vendida por R$ 48.880 com motorização 1.0 e R$ 53.080 se equipada com motor 1.5.

Veja mais

Tudo sobre o Kwid, o "pequeno grande" rival
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Outro ponto importante do Ka Freestyle é que ele antecipa mudanças que serão estendidas às versões "civis" do Ka. Entre as novidades externas estão nova grade frontal e para-choques redesenhados. Por dentro, traz a central multimidia SYNC 3, cuja tela fica "flutuando" no painel -- como no EcoSport.

Entretanto, a marca divulgou pouquíssimas Informações sobre o modelo: disse apenas que ele será lançado no início do segundo semestre, terá "altura elevada do solo" (sem informar precisamente quanto), rodas 15 polegadas de diâmetro de aro e barras de teto. Não havia nem interior definitivo dentro do veículo, apenas um painel de instrumentos "genérico" (diferente do Ka atual) por trás de uma escura película aplicada nos vidros.

"Será um carro com dirigibilidade refinada no asfalto, ágil e respostas rápidas, mas também um produto que possa encarar enchentes, fazer uma trilha leve e passar por cima da calçada", explicou Rogélio Goldfarb, vice-presidente da Ford na América Latina.

Ford Ka Freestyle traseira - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
A traseira do Ka Freestyle: modelo foi mostrado também na Índia nesta quarta-feira
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Veja como anda o Renault Kwid completinho, rival do futuro Ka Freestyle

UOL Carros