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Tudo sobre o "Rota 2030"

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"Rota 2030": governo promete manter benefícios à indústria, mas corrigir deslizes do "Inovar-Auto" e atualizar segurança Imagem: Fernando Donasci/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/01/2018 12h23

Entenda regras que devem definir futuro do carro nacional

A indústria automotiva brasileira entrou em 2018 cercada por uma grande dúvida: afinal, o "Rota 2030", regime automotivo que deve(ria) substuir o "Inovar-Auto", sai ou não sai? Discussões sobre o programa ocorrem desde meados do ano passado, e boa parte das diretrizes está definida. Finalmente, um provável acordo entre Ministério da Fazendo e MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/02/02/impasse-acaba-e-governo-vai-aprovar-r-15-bi-em-incentivo-a-novos-carros.htmdeve garantir incentivos a projetos novos e destravar o programa.

O que falta, então? O governo "abrir a carteira", de forma direta. Se o MDIC se mostra favorável a um programa de incentivos fiscais para fabricantes que alcançarem metas de eficiência energética e investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, a pasta da Fazenda bate o pé contra a renúncia de cerca de R$ 1,5 bilhão ao ano em impostos. Tudo porque estamos em tempos de contas públicas no vermelho.

Devido a esse imbróglio, o método de tributação dos carros brasileiros, nacionais e importados, segue sendo o maior mistério do Rota 2030, a ponto de levar o presidente da BMW no Brasil, Helder Boavida, a publicar em UOL Carros uma carta aberta alertando sobre os riscos que o país corre ao deixar de incentivar o setor. O restante já está praticamente acertado: o regime deve vigorar até 2032 e será dividido em três fases de cinco anos cada: de 2018 a 22; de 23 a 27; de 28 a 32.

Na primeira etapa o governo deve estabelecer uma meta de 12% de evolução em eficiência energética de nossos automóveis e comerciais leves para os próximos cinco anos, replicando o mesmo índice imposto pelo Inovar. Índice "mágico" da balança seria média de 1,62 MJ/km emitidos por carros de passeio, sendo peso médio próximo a 1.000 kg. Em outra frente o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tem publicado uma extensa lista de novas políticas, tipos de veículo e equipamentos de segurança a serem regulamentados até 2022.

Fabricantes e governos conseguirão dirimir os entraves que faltam? O que mais está sendo pensado para o Rota? Quais foram lições e legado deixados pelo regime antecessor? Confira tudo que já publicamos a respeito nos links abaixo:

Tudo que você precisa saber sobre o Rota 2030

Impasse acaba e governo vai aprovar R$ 1,5 bi em incentivo a novos carros
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 Indústria quer tirar atraso do carro brasileiro até 2030; vai conseguir?
+ Com Rota 2030, carro brasileiro será avançado ou só mais barato de fazer?
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Brasil promete regulamentar carro elétrico em 2018 e autônomo até 2022
+ CNH brasileira será de plástico e virará "cartão de crédito" em 2019
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+ CNH digital estreia em todo território nacional até fevereiro
+ BMW cobra governo: "Sem regras, indústria brasileira pode desaparecer"
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Especial ensina como se cria um carro

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