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"Rota 2030": governo promete manter benefícios à indústria, mas corrigir deslizes do "Inovar-Auto" e atualizar segurança - Fernando Donasci/UOL
"Rota 2030": governo promete manter benefícios à indústria, mas corrigir deslizes do "Inovar-Auto" e atualizar segurança
Imagem: Fernando Donasci/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/01/2018 12h23Atualizada em 16/05/2018 11h52

Entenda regras que devem definir futuro do carro nacional

A indústria automotiva brasileira entrou em 2018 cercada por uma grande dúvida: afinal, o "Rota 2030", regime automotivo que deve(ria) substuir o "Inovar-Auto", sai ou não sai? Discussões sobre o programa ocorrem desde meados do ano passado, e boa parte das diretrizes está definida. Finalmente, um provável acordo entre Ministério da Fazendo e MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) deve garantir incentivos a projetos novos e destravar o programa.

O que falta, então? O governo "abrir a carteira", de forma direta. Se o MDIC se mostra favorável a um programa de incentivos fiscais para fabricantes que alcançarem metas de eficiência energética e investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, a pasta da Fazenda bate o pé contra a renúncia de cerca de R$ 1,5 bilhão ao ano em impostos. Tudo porque estamos em tempos de contas públicas no vermelho.

Devido a esse imbróglio, o método de tributação dos carros brasileiros, nacionais e importados, segue sendo o maior mistério do Rota 2030, a ponto de levar o presidente da BMW no Brasil, Helder Boavida, a publicar em UOL Carros uma carta aberta alertando sobre os riscos que o país corre ao deixar de incentivar o setor. O restante já está praticamente acertado: o regime deve vigorar até 2032 e será dividido em três fases de cinco anos cada: de 2018 a 22; de 23 a 27; de 28 a 32.

Na primeira etapa o governo deve estabelecer uma meta de 12% de evolução em eficiência energética de nossos automóveis e comerciais leves para os próximos cinco anos, replicando o mesmo índice imposto pelo Inovar. Índice "mágico" da balança seria média de 1,62 MJ/km emitidos por carros de passeio, sendo peso médio próximo a 1.000 kg. Em outra frente o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tem publicado uma extensa lista de novas políticas, tipos de veículo e equipamentos de segurança a serem regulamentados até 2022.

Fabricantes e governos conseguirão dirimir os entraves que faltam? O que mais está sendo pensado para o Rota? Quais foram lições e legado deixados pelo regime antecessor? Confira tudo que já publicamos a respeito nos links abaixo:

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