Topo

Doria diz que vai vetar projeto de inspeção veicular em SP: "é inócua"

Brasil terá inspeção veicular até 2020; regulamentação, porém, fala de ITV estaduais, não municipais - iStock/Getty Images
Brasil terá inspeção veicular até 2020; regulamentação, porém, fala de ITV estaduais, não municipais
Imagem: iStock/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/12/2017 17h29

Prefeito da capital paulista defende inspeção regional, como a apontada pelo Contran, mas quer gratuidade em SP, em troca de cadastro de motoristas

O prefeito de São Paulo, João Doria, afirmou em entrevista à rádio Bandeirantes que é preciso "ter cuidado" com a inspeção veicular e que não irá sancionar o Projeto de Lei que determina volta da verificação na capital paulista. 

"Dessa forma [a inspeção] é inócua. Você cria um ônus para proprietários de veículo da capital, desabonando aquele que possuem automóvel na capital e abonando quem tem automóvel em cidades vizinhas e entram na cidade de São Paulo diariamente. Não faz sentido", afirmou Doria. 

Essa declaração foi dada no programa "90 Minutos", do jornalista a José Luiz Datena, nesta sexta-feira -- a íntegra da entrevista pode ser ouvida aqui. O projeto do presidente da Câmara, Milton Leite, e do vereador Gilberto Natalini dá um prazo de um ano para a Prefeitura retomar a medida.

Implantada pelo prefeito Gilberto Kassab, em 2010, a inspeção paulistana foi encerrada pelo sucessor Fernando Haddad em 2013, que viu problemas no método utilizado. Agora é a vez de Doria se manifestar contra a verificação feita na exclusivamente na cidade.

"Quem mora em Oscaso, Cotia, São Bernardo, Santo André, Ribeirão Pires não faz? Tem que valer para todos. Nesta forma, não [aprovaria]", completou o atual prefeito paulistano.

João Doria Interlagos - Reprodução/Facebook/João Doria - Reprodução/Facebook/João Doria
Doria durante evento em autódromo; prefeito defende troca de dados de motorista por inspeção gratuita
Imagem: Reprodução/Facebook/João Doria

Veja mais

Calmon: com prazo curto, Estados podem ignorar inspeção
Contran determina: inspeção estadual começa em dois anos
Abaixo-assinado quer carro antigo fora da inspeção
Recall de Fiat Argo, Uno e Mobi é segundo maior do ano
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Troca de dados do motorista por inspeção gratuita

Doria afirmou, porém, ser favorável à fiscalização de emissões e do estado gerais de automóveis, mas com abrangência regional. De fato, há resolução do Contran determinando implantação da inspeção até 2020, mas com regras estipuladas pelos Detrans Estaduais.

Essa inspeção veicular estadual deverá verificar o estado geral de: todos os veículos de até sete passageiros a partir de três anos de uso; de veículos de passageiros com tempo de vida menor, mas que tenham sofrido acidente "com danos de média ou grande monta".

Segundo Doria, uma verificação regional "faz sentido e deve ser apoiada". "Ela [inspeção] tem de ser geral, para todos os municípios. Há regulamentação federal, que está sendo detalhada e quando ela for a regulamentada, fará sentido. A inspeção veicular não é ruim e quando for veiculada, temos proposta de que, na cidade de São Paulo, ela não tenha custo nenhum".

De acordo com Doria, há um projeto de PPP (parceria público-privada) para que a Prefeitura troque o cadastro de dados de 8 milhões de veículos registrados na capital pelo serviço de inspeção gratuito. Os dados poderiam ser entregues a grandes operadoras de seguro na contrapartida.

"Esse cadastro tem valor bastante elevado e para que você, como um dos grandes operadores de seguro, tenha acesso a contrapartida seria a gratuidade de serviços para o portador do automóvel", explicou Doria, que se declarou dono de quatro automóveis por "ter família grande".

"Temos esse projeto de PPP para seguradoras e vamos propor essa contrapartida", afirmou.