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Fiat faz recall de 150 mil Argo, Uno e Mobi; é 2ª maior convocação do ano

Marcos Camargo/Divulgação
Argo: primeiro falha no volante que pode afetar airbag; agora, defeito no comando de setas Imagem: Marcos Camargo/Divulgação

Alessandro Reis, Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/12/2017 12h27

Falha em comando eletrônico pode fazer setas falharem sem motorista ficar sabendo

Mais um recall gigante envolvendo carros recém-lançados no país foi anunciado nesta quinta-feira (14). Desta vez, a FCA convoca donos de Fiat Argo, Uno e Mobi para verificação e possível atualização da programação eletrônica do comando da chave de setas. No total, 151.480 unidades dos três modelos somados são afetadas, o que faz desta a segunda maior ação do ano no Brasil, atrás apenas do caso que afeta 563 mil unidades de modelos da Toyota.

Essa falha do componente pode provocar o não funcionamento das luzes das setas de direção sem que o condutor saiba, aumentando o risco de acidentes.

Trata-se, também, do segundo recall envolvendo o Argo, hatch lançado na virada do segundo semestre como principal aposta da Fiat no ano: há exatos sete dias, o modelo teve convocação de praticamente todas as unidades fabricadas por falha no chicote elétrico do volante, com possíveis danos ao sistema de controle do airbag. 

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Desta vez, o recall afeta exemplares do Argo (modelo 2017/2018) com numeração de chassis de 9BD358A47JYH10381 a 9BD358A9TJYH20879. Para o Uno, temos ano/modelo 2014 a 2018, com numeração de chassi não sequencial de 9BD195152E0615236 a 9BD195A93F0662378. Do Mobi, ano/modelo 2016 a 2018, com chassis de 9BD341A40JY454330 a 9BD341B80JY509697.

De acordo com a fabricante, o tempo estimado do reparo é de uma hora, aproximadamente. Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, o reparo é gratuito e mais informações estão disponíveis no telefone 0800-707-1000 ou no site www.fiat.com.br.

Direitos do comprador

Recalls estão previstos no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90 do CDC), que diz que as empresas não podem colocar à venda no mercado produtos ou serviços que apresentem alto grau de risco à saúde ou segurança das pessoas. Segundo especialistas, convocações são bons mecanismos de proteção ao comprador e de maturidade do mercado. Mas o reparo precisa ser rápido e sem estresse para o comprador.

"Caso o fornecedor venha a ter conhecimento da existência de defeito após a inserção desses produtos ou serviços no mercado, é sua obrigação comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores", declarou o Ministério da Justiça em comunicação.

Há ainda um alerta feito pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), observando que os compradores que já efetuaram a compra do veículo, mas ainda não o retiraram, exijam que a entrega só seja feita após o reparo.

Além disso, em caso de transferência de propriedade do carro, já é obrigatório que conste da documentação do veículo a passagem pelo recalls registrados.

Ainda segundo a Proteste, os clientes não devem tolerar prazos muito longos para execução do serviço. Qualquer problema deve ser levado aos órgãos de proteção, caso da própria Proteste, do Procon e dos Juizados Especiais.

"Caso os consumidores tenham qualquer problema para trocarem a peça, deverão entrar em contato com os órgãos de proteção ao consumidor, considerando que não são raros os casos em que o fabricante não tem a peça disponível ou ocorre uma demora muito grande para conseguirem agendar o serviço", explicou a advogada Sonia Amaro, da Proteste.

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