Testes e lançamentos

McLaren homenageia Senna com supercarro feito para "brincar de Fórmula 1"

Divulgação
McLaren Senna: supercarro tem 800 cv e pesa apenas 1.198 kg, relação de apenas 1,5 kg/cv Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/12/2017 11h08

McLaren Senna é "esportivaço" de 800 cv criado para pistas fechadas e limitado a 500 unidades. Na Europa passa de R$ 3 milhões

Ayrton Senna e McLaren foi uma das parcerias mais bem-sucedidas da Fórmula 1: três títulos mundiais de pilotos, quatro de construtores, 35 vitórias, 46 pole positions e 55 pódios foram alguns dos números alcançados pelo tricampeão brasileiro a bordo de carros da equipe inglesa.

O piloto faleceria em 1994, no GP de San Marino, quando já havia trocado a McLaren pela Williams.

Pois a divisão de esportivos de rua da marca resolveu homenageá-lo lançando um modelo que leva seu sobrenome. O McLaren Senna será um supercarro com produção limitada a 500 felizardos (todos já definidos na lista de reservas, que esgotou rapidamente). Vai custar módicas 750 mil libras no Reino Unido, o equivalente a R$ 3,3 milhões. Entrega dos exemplares deve ocorrer no ano que vem.

Veja mais

+ Fittipaldi também dá nome a "supercarro" de R$ 3 milhões
+ Como anda o Honda NSX, pensado por Senna
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Divulgação
Na traseira, uma pequena plaquete com o nome e o símbolo da "marca" Senna indica se tratar de um carro especial Imagem: Divulgação

É para a rua, mas não é

Por esse valor o comprador terá o mais próximo da experiência de andar num F1 que a fabricante pôde criar. "É um modelo autorizado a andar nas ruas, mas que não combinada nada com elas", afirma a McLaren no texto oficial de apresentação do Senna. Seu habitat natural, portanto, são as pistas fechadas.

Carroceria é toda construída em fibra de carbono, incluindo elementos internos do painel. Tudo a fim de reduzir o peso a meros 1.198 kg, patamar semelhante ao de um Nissan Kicks. Suspensões com assistência hidráulica em amortecedores e barra estabilizadora conferem extrema rigidez. E há elementos aerodinâmicos ativos espalhados por todo o monobloco, incluindo saia dianteira, difusor traseiro e um suntuoso aerofólio de 6,5 m² que alcança até 1,22 metro de altura.

Habitáculo será formado por dois lugares, porém com "foco total na posição de dirigir do motorista". Elementos internos são colocados em doses mínimas, a fim de reduzir peso e distração do condutor. Quase tudo fica concentral numa tela tátil central disposta como um tablet.

Bancos tipo concha podem ser revestidos em couro ou alcântara, e contam com a insígnia do "S do Senna" no encosto de cabeça. Cintos são de quatro pontos. Portas abrem ao estilo tesoura e possuem uma peça de vidro no miolo, permitindo uma visão mais ampla tanto de fora para dentro quanto vice-versa.

Motor central-traseiro é um V8 turbocomprimido de 800 cv e 81,7 kgfm, montado longitudinalmente e dotado de válvula de alívio controlada eletronicamente, cárter seco, virabrequim plano, turbo de duplo rotor e componentes leves a fim de reduzir massa. Freios são de carbono-cerâmica e rodas possuem apenas uma enorme porca central de fixação, tal qual um F1. Pneus são fornecidos pela Pirelli.

Divulgação
Interior se notabiliza pela proposta limpa: muita fibra de carbono, bancos esportivos, poucos elementos e... portas com partes em vidro na guarnição Imagem: Divulgação

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Testes e lançamentos

Topo