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VW Virtus será lançado em 21 de janeiro; veja como será versão de topo

Fernando Calmon<br>Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/11/2017 04h00

Sedã derivado do Polo deve custar entre R$ 60 mil e R$ 80 mil

A Volkswagen fez enorme alarde para revelar os traços do Virtus, sedã derivado do Polo, na última quinta-feira (16). Entretanto, ainda tenta guardar segredo em relação a diversos dados do modelo. O que a fabricante não contava é que UOL Carros já conseguiu apurar boa parte das informações.

Uma delas é a data de lançamento. Nossa reportagem pode afirmar que a marca já reservou 21 de janeiro de 2018 para tal. Trata-se de um domingo, dia pouco utilizado pela indústria automotiva para isso, mas vale lembrar que a própria Volks fez o mesmo em 2008 quando lançou a atual geração do Gol: uma apresentação prévia num domingo à noite, 29 de junho daquele ano, com divulgação de preços e versões na segunda-feira seguinte pela manhã.

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Produção já foi iniciada em São Bernardo do Campo (SP), e concessionárias devem começar a ser abastecidas entre o fim de janeiro e princípio de fevereiro. Há empenho em não atrasar o cronograma de um veículo no qual a fabricante deposita fortes expectativas de venda -- talvez até mais que em relação ao Polo.

Também apuramos que o Virtus terá só duas opções de trens-de-força, dispensando o 1.0 MPI (3-cilindros aspirado flex) usado pelo Polo. Por ser um carro de entre-eixos maior e, consequentemente, mais pesado, ficará apenas com as opções 1.6 MSI -- 4-cilindros aspirado de 110/117 cv e 15,8/16,5 kgfm (gasolina/etanol) --, gerenciado por câmbio manual de cinco marchas, e 1.0 TSI -- 3-cilindros turboflex de injeção direta; 115/128 cv e 20,4 kgfm --, este último acoplado sempre a transmissão automática de seis velocidades.

UOL Carros também aposta que os preços devem ficar cerca de R$ 5 mil mais caros que os do Polo nas versões equivalentes de acabamento, o que significa faixa inicial de R$ 60 mil para a versão 1.6 MSI manual e teto próximo a R$ 80 mil na configuração de topo 1.0 200 TSI Highline automática dotada de todos os opcionais.

Foram justamente unidades da versão Highline que a Volkswagen exibiu a jornalistas de toda a América Latina na avant-première realizada em São Paulo na semana passada. Você pode conferir todos os detalhes de como ela será em nosso álbum exclusivo.

Dimensões são generosas para o segmento: 4,41 m de comprimento (42,5 cm a mais que o hatch) e 2,65 m de entre-eixos (ganho de 8,5 cm em relação ao irmão de plataforma, alcançando o patamar do atual Jetta), sendo 1,75 m de largura e 1,47 m de altura.

Lista de equipamentos será muito similar à do Polo, incluindo carroceria reforçada por aços de ultra alta resistência, quatro airbags, controle de estabilidade, assistentes de frenagem e sistemas de conectividade. Sua maior diferença estará na utilização de um manual digital e cognitivo, gerenciado por meio de aplicativo no celular.

Segundo a Volks, o app terá capacidade de interagir o motorista a partir de comandos de voz -- compreendendo até falas coloquiais --, mensagens de texto ou captação de imagens. A partir disso, sanará dúvidas rápidas e apontará as melhores soluções para eventuais problemas. Mais do que isso, a ferramenta armazenará dados aprendidos acada interação e ficará mais inteligente e intuitiva no uso.