Topo

Exclusivo: Citroën e Peugeot renascem com C4 Cactus nacional em 2018

Charles Platiau/Reuters
Imagem: Charles Platiau/Reuters

Fernando Calmon

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

09/11/2017 04h00Atualizada em 09/11/2017 16h55

Depois de praticamente três anos de vacas magras e muitas negativas, o grupo PSA parece estar pronto para voltar a crescer no Brasil. UOL Carros apurou que o C4 Cactus, grande promessa da Citroën para 2018, será mais do que o passaporte de entrada da marca ao visado mercado de SUVs.

O modelo, que será produzido em Porto Real (RJ), trará ao Brasil a moderna plataforma modular EMP2, voltada a carros médios e que já serve de base, na Europa, aos novos Peugeot 308 e 3008. Trem-de-força contará com o conhecido motor 1.6 turboflex de 165/173 cv (gasolina/etanol) acoplado à caixa automática de seis marchas da Aisin.

Veja mais

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Flagra do novo Citroën Cactus nacional - Edmundo Medeiros/UOL  - Edmundo Medeiros/UOL
Este é um dos primeiros flagras do Citroën C4 Cactus nacional já com a carroceria definitiva (e visual atualizado). Observe que o protótipo não possui sequer portas laterais traseiras
Imagem: Edmundo Medeiros/UOL
O site Autos Segredos aponta ainda para uma configuração mais básica, munida do 1.6 FlexStart aspirado, de 115/118 cv, com opções de transmissão manual ou automática.

Visual estará atualizado em relação à Europa, seguindo reestilização apresentada no fim de outubro na França. Por exemplo, a dianteira está com linhas mais bem delineadas e as polêmicas bolhas de proteção lateral foram limadas. Objetivo é entregar um modelo mais ao gosto do consumidor local, que não se empolgou com a solução original do Cactus apresentada em 2014 no Salão de São Paulo.

Alguns protótipos dotados de carroceria definitiva já rodam em testes por estradas do eixo Rio-São Paulo, conforme flagra enviado pelo leitor Edmundo Medeiros na rodovia Jornalista Francisco Aguirra Proença, próximo a Campinas.

Citroën Cactus 2 - Charles Platiau/Reuters - Charles Platiau/Reuters
Já apresentado na Europa, novo Cactus abandonou as "bolhas de ar" acopladas às portas laterais
Imagem: Charles Platiau/Reuters

O que mais entra no radar

A chegada da plataforma EMP2 enfim abre as cortinas para que a PSA possa promover uma ampla atualização da sua gama de veículos nacionais, com especial foco em modelos de maior valor agregado -- estratégia que o Jeep Compass já provou ser viável.

Nascido da mesma "costela" do C4 Cactus, o Peugeot 3008 se mostra outro produto com potencial para ser fabricado localmente, tornando-se enfim um concorrente capaz de preocupar o Compass. Com a nacionalização viria também uma expansão das versões, já que o SUV atualmente é vendido somente em uma versão como importado. Entretanto, não há confirmação dos planos até o momento.

Dentro da nova política de equiparação do mercado brasileiro com o europeu também entrariam uma inédita configuração 1.6 THP com câmbio automático para o 2008, ainda na atual geração (e com possível facelift). Quem sabe não exista até a possibilidade de produzir modelos da recém-adquirida Opel num futuro mais a médio ou longo prazo...

Vale lembrar que a PSA também engatilha para o mercado brasileiro a plataforma EMP1 (também chamada de CMP), desenvolvida em parceria com a chinesa Dongfeng e que seria uma espécie de "derivação" da EMP2 destinada a carros compactos (tal qual acontece com as bases MQB e MQB A0 da Volkswagen): as futuras gerações de Peugeot 208 e 2008 devem utilizá-la.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens, agora com um novo número: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.

Novo 3008 parece uma nave; veja como anda

UOL Carros