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Sinfonia sobre rodas? Sons do carro são inspirados em avião e até orquestra

Trecho do Hyundai Motorstudio em Goyang (Coreia do Sul) mostra como é pensado o design de som - Divulgação/Hyundai
Trecho do Hyundai Motorstudio em Goyang (Coreia do Sul) mostra como é pensado o design de som
Imagem: Divulgação/Hyundai

Maria Carolina Abe

Do UOL, em Namyang (Coreia do Sul)*

03/11/2017 04h00

Não é só o ronco do motor ou a música que você ouve pelas caixas de som: na hora de projetar um carro novo, vários outros efeitos sonoros são levados em conta, do barulho das setas ao som dos vidros se abrindo ou das portas sendo fechadas.

No caso da Hyundai, há uma área específica que cuida somente do "design de som" para todos os veículos da empresa. Esse trabalho é feito pelo Laboratório de Pesquisa de Design do Som, sediado no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Namyang, a cerca de 50 km de Seul. A empresa não revela, no entanto, quantas pessoas fazem parte dessa equipe.

Um dos principais objetivos desses profissionais é reduzir os ruídos e vibrações que os milhares de componentes do carro produzem quando o veículo está em funcionamento, assim como barulhos externos, como o vento ou o atrito dos pneus com o asfalto.

"Especialmente na cultura asiática, onde as pessoas estão acostumadas ao silêncio, um carro silencioso é normalmente avaliado como premium e bem feito", explica a fabricante sul-coreana. 

Tecnologia de aviões e submarinos

No passado, segundo a companhia, as fabricantes concentravam seus esforços em bloquear esses ruídos e vibrações utilizando materiais acústicos na composição. Isso, porém, trazia efeitos colaterais --como deixar o veículo mais pesado-- que aumentavam o consumo de combustível.

Mais recentemente, a empresa diz que adotou tecnologias usadas em aviões e submarinos --chamadas de Active Noise Control (ANC) e Active Control Mount (ACM)--, que servem para encobrir barulhos desagradáveis. "Assim como amarelo e azul juntos formam o verde, vários sons podem ser mesclados para produzir outros mais altos ou mais baixos", informa a Hyundai.

O sistema ANC, por exemplo, consegue identificar os ruídos que estão chegando aos ocupantes e liberar, pelos alto-falantes, ondas sonoras que, combinadas aos ruídos, criam uma experiência agradável aos ouvidos. A montadora diz ainda ter adotado a tecnologia Active Sound Design (ASD), também usada pela BMW, que permite ao motorista escolher o som de motor que quer ouvir de dentro do veículo: normal, esportivo ou silencioso.

No Genesis G70 2019, por exemplo, o motorista pode escolher entre ouvir o som do motor no modo normal, silencioso ou acentuado -- ou ainda simplesmente desligá-lo. "Se você achava louco direcionar o barulho do motor ou criar falsos rúidos de escape pelo sistema de áudio, o Genesis levou isso a outro patamar". Confira mais sobre essa técnica na reportagem da revista especializada americana "Motor Trend".

Hyundai Genesis G70 2017 - Divulgação - Divulgação
Hyundai Genesis G70 é o carro produzido pelo grupo que carrega o máximo de tecnologia relacionada à acústica interna
Imagem: Divulgação

Sons de uma orquestra

No Hyundai Motorstudio, uma mistura de loja-conceito e parque temático da montadora em Goyang, região metropolitana de Seul (Coreia do Sul), há uma área dedicada ao design de som. Ali, o visitante pode brincar com alguns efeitos sonoros e tentar descobrir no que eles foram inspirados.

Por exemplo, o som das portas batendo, segundo a exposição, remete a instrumentos de percussão; a seta é inspirada na marimba (espécie de xilofone); o motor, no violoncelo; e os vidros, no sintetizador. 

Mesmo quem nunca havia prestado atenção nos barulhos de um carro percebe que, sim, eles estão presentes muito além do motor.

*Viagem a convite da Hyundai Motors do Brasil