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Novo Audi A5 esbanja estilo e tecnologia; avaliação mostra carro por dentro

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/10/2017 04h00

Lançado no Brasil no final de junho, o A5 chegou para mostrar o máximo de tecnologia que um carro da Audi pode oferecer atualmente -- superando até mesmo recursos que o atual A8 (atenção, estamos falando do A8 que era vendido por aqui até o ano passado, e não o novo recém-mostrado no Salão de Frankfurt).

Os preços variam entre R$ 189.990 e R$ 268.990, mas podem encostar nos R$ 300 mil com todos os opcionais. Você conhece um carro como esse por dentro?

Destaques

Seu trunfo é a tecnologia embarcada: o A5 tem recursos que precisaram de quase um ano e meio de homologação para poderem ser utilizados no Brasil, como o assistente de congestionamento, o mais instigante deles.

Na prática, o A5 consegue de forma semiautônoma seguir os carros que estão à frente no anda-e-para do trânsito por meio de sensores e câmeras. Pena que isso dura pouco: apenas 20 ou 30 segundos a cada turno (depois o motorista precisa religar o sistema).

A meta do carro é fisgar executivos que gostam de esportivos, mas que não querem (ou não podem) ostentar com um modelo chamativo demais ou "cheio de testosterona". Os pacotes de estilo e tecnologia ajudam nessa função: rodas de 18 polegadas, soleiras de porta e apliques de metal convivem com painéis totalmente digitais, projeção de informações no para-brisa, integração com celulares Android e Apple e som de grife, por exemplo, são alguns dos destaques.


Jeitão invocado

Além do trunfo tecnológico, vale ressaltar o estilo harmonioso do design do carro: o A5 é bicudo, mais baixinho em relação ao anterior e chama atenção por onde passa pela grade frontal enorme e pelo desenho das luzes de LED.

De tão refinado, nem parece ter aquela sobriedade alemã e lembra mais carros de outras marcas de luxo, como as britânicas Jaguar e Aston Martin -- ao mesmo tempo, pode ser usado com a família e também em situações mais formais.

Bancos mais largos com revestimento premium, ajustes elétricos e até curvatura interna do teto unem o estilo moderno com um bom espaço interno. Resumindo, quatro adultos rodam com conforto com uma criança no banco central. Três pessoas no banco de trás já vão com aperto.

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Esportivo sim

Apesar da proposta mais esportiva, o novo A5 ficou mais racional: nas versões vendidas por aqui, só usa motor 2.0 turbo, sempre acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas -- as configurações com motor em "V" (V6 e V8), por ora, estão fora do line-up brasileiro.

Mas isso não o descredencia da categoria de esportivos: o novo A5 é muito esperto, arranca forte e até emite um ronco do escape -- que se não é animalesco como o de um motor em "V", serve ao menos para não deixar os puristas na vontade.

Veja o Audi A5 andando sozinho no trânsito de SP

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