Segredos automotivos

"Novo Polo Sedan": Volkswagen troca presidente e confirma Virtus em janeiro

Reprodução
Imagem: Reprodução

Fernando Calmon, Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/10/2017 04h00Atualizada em 10/10/2017 19h00

Nem bem chegou, novo presidente da Volkswagen do Brasil, Pablo Di Si, já confirmou para janeiro próximo a apresentação do sedã compacto anabolizado Virtus, modelo que corresponde ao "Polo Sedan" de nova geração. Ele chega às lojas após o Carnaval, entre a segunda quinzena de fevereiro e o começo de março.

Também foi divulgado pelo executivo, durante o "Congresso da Auto Data", teaser inédito e bastante provocativo do sedã. Assim como o Volkswagen Polo, o Virtus tem origem na plataforma modular MQB A0. Como a base modular permite adaptações de acordo com o projeto, o sedã será mais espaçoso: enquanto o hatch tem 4,05 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, o sedã terá 4,41 m de comprimento, com 2,65 m de entre-eixos (mesmo espaço do Jetta!).

VEJA MAIS

+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Veja os preços do Volkswagen Polo
+ Avaliação: Volkswagen Polo 200 TSI
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube:
https://www.youtube.com/uolcarros
+ Instagram de UOL Carros: https://www.instagram.com/uolcarros/

Se o visual frontal do Virtus é semelhante (não idêntico) ao do Polo, o volume do porta-malas tem linhas menos aerodinâmicas que as do Polo e mais "quadradas" que as do Jetta, por exemplo.

Motorização será otimizada em relação ao hatch: o Polo tem opções flex 1.0 (75/84 cv, 9,7/10,4 kgfm com gasolina/etanol), 1.6 MSI (110/117 cv, 15,8/16,5 kgfm) e 1.0 TSI (turbo, com injeção direta e 115/128 cv, 20,4 kgfm), com câmbio manual de cinco marchas e automático de seis marchas. Mais pesado, o sedã deixa de lado o 1.0 aspirado e fica apenas com 1.6 e 1.0 turbo.

Força total no ABC

Como acontece com o Polo, o Virtus será fabricado em São Bernardo do Campo, de modo comercial, a partir de novembro -- unidades de homologação e pré-venda já foram feitas e surgiram em fotos de flagrantes, que custaram o emprego de alguns funcionários, em agosto.

Com o lançamento do Polo no final de setembro e a chegada do Virtus, a unidade de São Bernardo do Campo voltará a operar em capacidade máxima de produção, sendo cinco dias por semana e três turnos. A Volkswagen só trabalha com a hipótese de alta demanda pelos dois modelos e também por recuperação maior do mercado como um todo nos próximos anos. Segundo Di Si, haverá alta de 8% a 10% nos próximos quatro anos. 

Além de Polo (hatch) e Virtus (sedã), a Volkswagen vai entregar também o SUV pequeno T-Cross, já testado no Brasil em fase de "mula" (chega em 2019), e uma picape compacta-média com porte da Renault Duster Oroch (até 2020). Há quem fale em outro crossover sobre a mesma base MQB A0, ainda não confirmado, além de renovações nas linhas de Gol, Golf, Tiguan e Amarok e previsão de mostrar um total de 20 novidades (inéditos ou reestilizações) até 2020. 

Reprodução/Megautos
Pablo di Si: novo presidente confirmou apresentação do Virtus em janeiro de 2018 Imagem: Reprodução/Megautos

Novo presidente

Argentino, Pablo di Si assume a presidência da empresa no Brasil no lugar do sul-africano David Powells, que segue para Xangai (China). Antes, di Si foi presidente da Volkswagen Argentina, além de ter ocupado postos nas áreas de Finanças e Desenvolvimento de Negócios para a Fiat-Chrysler nos Estados Unidos e no Brasil, onde já viveu por 11 anos (em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte).

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens, agora com um novo número: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Segredos automotivos

Topo