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Polo 6 inicia nova fase da Volkswagen a partir de R$ 49.990; veja preços

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Eugênio Augusto Brito
Leonardo Felix
André Deliberato

Do UOL, em Indaiatuba e São Paulo (SP)

25/09/2017 19h53Atualizada em 25/09/2017 20h07

A sexta geração do Polo não é só o lançamento do ano para a Volkswagen. É, também, o carro que marca o início de uma nova fase da marca no país. A partir de agora, a fabricante promete atuar com produtos mais bem posicionados, linha de versões e opcionais mais enxuta e esforço para melhorar a comunicação com o consumidor.

Além disso, o hatch trará consigo a novíssima plataforma global MQB A0, que dará origem ao sedã Virtus, ao suvinho T-Cross e a uma inédita picape compacta-média. É com a soma desses quatro produtos que a marca alemã espera recuperar o enorme espaço perdido no mercado nacional nos últimos anos.

Mas vamos falar de Polo. Afinal, é ele quem está chegando primeiro -- unidades começam a ganhar as ruas só em novembro, mas já haverá opção de pré-venda a partir desta segunda-feira (25), seguindo a estratégia do Renault Kwid: reserva pode ser feita online com sinal de R$ 1.000 (pago por boleto ou cartão de crédito).

O compacto teve os preços revelados pela marca também nesta segunda (25), sendo oferecido em três configurações de trem-de-força e apenas quatro versões. Veja a lista de preços:

+Polo 1.0: R$ 49.990
+Polo 1.6 MSI: R$ 54.990
+Polo Comfortline 200 TSI: R$ 65.190
+Polo Highline 200 TSI: R$ 69.190

UOL Carrostestou a versão Highline 200 TSI dotada de todos os opcionais, que custará cerca de R$ 75 mil. Clique e saiba como anda.

Veja como anda o Polo turbo "completinho" de R$ 75 mil

Motorização, consumo e suspensões

Seguem abaixo as três opções de motores do Polo. Todas já são usadas por outros carros da Volkswagen no Brasil, mas ganharam calibração exclusiva para o hatch. Lembrando que as usinas de 1 e 1,6 litro aspiradas estarão sempre acopladas à caixa MQ200 manual de cinco marchas, enquanto a 1.0 turboflex atuará com transmissão automática de seis velocidades.

+1.0 MPI: 75/84 cv (a 6.250/6.350 rpm) e 9,7/10,4 kgfm (a 3.000 rpm)
+1.6 MSI: 110/117 cv (a 5.750 rpm) e 15,8/16,5 kgfm (a 4.000 rpm)
+1.0 TSI: 115/128 cv (a 5.500 rpm) e 20,4 kgfm (entre 2.000 e 3.500 rpm)

Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Polo tem nota A em consumo para o segmento em todas as configurações. Estes são os dados oficiais nos respectivos ciclos cidade/estrada:

+1.0 MPI: 12,9/14,3 km/l (gasolina) e 8,8/10 km/l (etanol).
+1.6 MSI: 12/13,9 km/l (gasolina) e 8,2/9,5 km/l (etanol).
+1.0 TSI: 11,6/14,1 km/l (gasolina) e 8/9,8 km/l (etanol).

Suspensões utilizarão arquitetura McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, sendo 2 cm mais altas que as do Polo europeu a fim de melhorar o conforto sobre nossa malha rodoviária mais mal cuidada. Na configuração 1.0 TSI o conjunto terá auxílio de barras estabilizadoras.

O Polo 6 brasileiro terá 4,05 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Volume do porta-malas é de 300 litros.

Murilo Góes/UOL
Dianteira do Polo nacional conta com desenho exclusivo das parábolas dos faróis e para-choque mais recortado, a fim de destacá-lo de Gol, up! e Fox Imagem: Murilo Góes/UOL

Listas de equipamentos

Veja como o Pole poderá ser montado ao sair da fábrica:

Versões 1.0 e 1.6 MSI

+De série com: chave canivete; quatro airbags (frontais e laterais); módulo M-ABS (que engloba freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem, controle de tração, sinal automático de frenagem emergencial com o pisca-alerta e controle de efeito do freio-motor em situações de baixo atrito); direção elétrica; vidros elétricos com função um-toque no par dianteiro; travas elétricas; ar-condicionado manual; banco do motorista com regulagem de altura; pontos de fixação Isofix e top-tether para cadeirinhas infantis; e sistema de áudio Media Plus, com rádio, tocador de CD, leitor de cartão SD, suporte para celular com entrada USB, MP3 e Bluetooth; rodas de aço aro 15; interior com revestimento em tons de cinza.

+Pacote de opcionais 1: módulo de segurança dotado de controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas, assistente de frenagem emergencial, bloqueio eletrônico de diferencial, limpeza automática dos discos de freio, controle de torque antiderrapagem às rodas internas e controle dos giros das rodas em acelerações e frenagens.

+Pacote de opcionais 2: inclui, junto com o módulo de segurança: sistema de entretenimento Composition Touch (tela tátil de 6,5 polegadas e projeção de celulares via Apple CarPlay ou Android Auto); volante multifuncional; rodas de liga leve.

Versão Comfortline

+De série com: todos os itens e opcionais das versões 1.0 e 1.6 MSI mais: faróis de neblina com ajuste dinâmico de facho em curvas; lanternas traseiras escurecidas; retrovisores elétricos; volante com regulagem de altura e profundidade; descansa-braço dianteiro com porta-objetos; banco traseiro bipartido; tecidos embossados com tons em cinza e preto; sensores traseiros de estacionamento.

+Pacote de opcionais 1: chave com sensor presencial; faróis com ajuste automático de intensidade; partida do motor por botão; controle de cruzeiro; sensores dianteiros de estacionamento; retrovisor interno antiofuscante; borboletas para trocas de marcha atrás do volante; rodas de liga leve aro 16.

+Pacote de opcionais 2: ar-condicionado digital; indicador de pressão dos pneus; câmera de ré; detector de fadiga; frenagem automática pós-colisão; sensores de luminosidade e chuva; volante com detalhes em preto brilhante.

Versão Highline

+De série com: todos os itens de série mais o primeiro pacote opcional da versão Comfortline, além de: porta-luvas refrigerado; porta-óculos; revestimentos internos em preto; volante revestido em couro.

+Pacote de opcionais 1: os mesmos equipamentos do segundo pacote da versão Comfortline mais: bancos em couro sintético; central multimídia Discover Media, com tela tátil de 8 polegadas.

+Pacote de opcionais 2: adiciona o tão comentado quadro de instrumentos 100% digital em tela de 10,2 polegadas, além de rodas de liga leve aro 17.

A Volkswagen ainda não divulgou preços dos opcionais nem das pinturas, mas garante que a configuração "completaça" ficará em torno de R$ 75 mil. O Polo 6 terá oito opções de cores no Brasil: três sólidas (preto, branco e vermelho) e cinco metálicas (cinza, azul, duas opções de prata e um inédito tom de amarelo).

Murilo Góes/UOL
Traseira do Polo brasileiro segue o mesmo padrão europeu. Lanternas não contam com LEDs, e este é um dos maiores pecados do modelo Imagem: Murilo Góes/UOL

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