Testes e lançamentos

Hyundai Creta é o SUV compacto mais "família" do mercado; assista

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/09/2017 04h00

A Hyundai não quis ficar de fora do "bonde dos SUVs" e lançou, logo no começo deste ano, o Creta. Construído sobre a mesma plataforma da penúltima geração do Elantra, o modelo logo se estabeleceu entre os três mais vendidos do segmento, atrás apenas de Jeep Renegade e do líder Honda HR-V. 

Entre fevereiro e agosto de 2017 foram quase 25 mil unidades emplacadas, de acordo com a Fenabrave (associação dos concessionários). Qual o seu grande diferencial? UOL Carros avaliou uma unidade da versão de topo Prestige 2.0 Automática, de R$ 102.090 (já contabilizando a pintura metálica prata Sand), para responder a essa pergunta.

A conclusão a que chegamos é que, apesar de não ser uma referência tecnológica -- não que ele não seja bem equipado; só não tem nenhum equipamento que os concorrentes não tenham --, o Creta consegue oferecer conforto, espaço interno e desempenho acima da média dos rivais.

De série versão Prestige 2.0 traz como itens de destaque: seis airbags; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; faróis com projetor, acendimento automático e luz diurna em LED; faróis de neblina com função auxiliar para curvas; rodas de liga leve aro 17; sinalização de frenagem emergencial; chave presencial; sensores traseiros de estacionamento; alarme; partida do motor por botão; direção, vidros e retrovisores externos elétricos; computador de bordo; ar-condicionado automático digital com saída para a fileira traseira; central multimídia BlueNav com tela tátil de 7 polegadas, câmera de ré, navegação GPS e projeção de celulares (Apple ou Android); volante multifuncional e manopla do câmbio em couro; bancos revestidos em couro marrom; ventilação para o banco do motorista; monitoramento de pressão dos pneus; e pontos para fixação de cadeirinhas infantis Isofix.

Motor é o mesmo 2.0 Nu do Elantra, um 4-cilindros aspirado flex de 156/166 cv (gasolina/etanol) e 19,5/20,1 kgfm de torque. Ele vem sempre gerenciado por câmbio automático de seis marchas, o mesmo da família HB20.

Poderíamos dizer, portanto, que o Creta é o SUV compacto mais "família" do mercado: voltado a quem quer comodidade -- em especial pelos 4,27 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura, 2,59 m de entre-eixos e 431 litros de volume do porta-malas -- sem ligar tanto assim para conectividade, tecnologias inovadoras ou consumo (registramos 7,3 km/l com etanol em circuito misto).

Assista e saiba como anda.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Testes e lançamentos

Topo