Topo

Hyundai escala picape para salvar vendas nos EUA; Brasil aguarda a sua

Picape Santa Cruz foi mostrada pela primeira vez no Salão de Detroit, em 2015 - Tannen Maury/EFE
Picape Santa Cruz foi mostrada pela primeira vez no Salão de Detroit, em 2015
Imagem: Tannen Maury/EFE

Fernando Calmon<br>Eugênio Augusto Brito<br>Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/08/2017 17h17

Agora é oficial: a Hyundai vai mesmo lançar a picape Santa Cruz, mostrada como conceito ainda em 2015. De acordo com agências de notícia norte-americanas, a decisão foi divulgada pelo vice-presidente de planejamento corporativo e de produtos da marca nos EUA, Michael J. O'Brien, mas sem especificar datas, nem especificações.

Além da fabricação da picape Santa Cruz, a Hyundai vai reforçar sua linha de SUVs, tudo parte do plano para recuperar as vendas naquele mercado. No primeiro semestre, a marca viu suas entregas caírem 11%, enquanto seu best seller, o Sonata, perdeu 30% -- os emplacamentos de SUVs da marca, porém, subiram 11%.

No balanço geral, o ano das fabricantes norte-americanas não está bom: as vendas de carros e picapes caíram 3% desde janeiro.

Segundo fontes ligadas à Hyundai, citadas em reportagens de "Reuters", "Autonews" e "Autoblog", a marca sul-coreana vai reforçar a divisão de crossovers e SUVs com a chegada de quatro modelos até 2020.

O primeiro é o SUV compacto Kona, que tem porte do nosso Creta, até o começo de 2018; depois, a remodelação do Santa Fe de cinco lugares e a chegada de um novo modelo para substituir o Santa Fe de sete lugares (que eram de fato carros diferentes até a geração anterior); por fim, haverá a estreia de um novo Tucson em 2020.

Entre esses SUVs, haverá o lançamento da picape Santa Cruz, que já tem até rival direita nos EUA: a nova geração da Honda Ridgeline tem tido bom nível de entregas. Além disso, a Santa Cruz também interessa a mercados como o da China e, claro, do Brasil.

No Brasil, caçamba será outra

Por aqui, porém, há um plano paralelo de uma picape baseada no Creta, diferente da norte-americana Santa Cruz. Há o entendimento de que a divisão brasileira também aguarda o aval global da marca para tirar o projeto da "Creta STC" do banho-maria.

Com a Santa Cruz liberada, as portas para a futura rival de Fiat Toro e Renault Duster Oroch parecem enfim abertas.

Hyundai Creta STC Concept - Rômullo Dawid /Fotoarena/Folhapress - Rômullo Dawid /Fotoarena/Folhapress
No Brasil, marca mostrou picape Creta STC, conceito que ainda não teve sinal verde
Imagem: Rômullo Dawid /Fotoarena/Folhapress