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Volkswagen estende linha Pepper do Fox a up! e Saveiro na linha 2018

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/07/2017 04h00

Ao lado da "Cross", versões apimentadas passam a ser novo topo de gama dos três modelos em nova estratégia de marketing da marca

A partir da linha 2018, a Volkswagen passa a oferecer a linha "esportivada" Pepper ("pimenta", em inglês) também para up! e Saveiro, além do Fox, precursor desta configuração, que surgiu como conceito no Salão de SP 2014 e começou a ser vendido no ano seguinte.

A marca afirma "fazer valor o sucesso do Fox Pepper, que vende mais que a versão Highline" -- nas palavras são do vice-presidente de Vendas e Marketing da empresa, Gustavo Schmidt. O Pepper se equivale em preço e equipamentos ao Highline, mas tem como destaque o desenho mais esportivo.

Mas a estratégia será diferente com up! e Saveiro: enquanto no Fox as versões Pepper e Highline convivem lado a lado, nos dois novos modelos a novidade irá substituir a mais antiga e assumir o posto de configuração de topo -- em "Y", onde na outra ponta da letra "Y" fica a opção "Cross".

Estes são os preços:

up!

Volkswagen up! Pepper 2018 - Divulgação - Divulgação
up! Pepper é o modelo que casa melhor com a proposta apimentada: baixo peso e motor turbo ajudam
Imagem: Divulgação

+ up! Pepper 1.0 TSI: R$ 57.900

Por fora, as novidades são as mesmas já conhecidas do Fox: retrovisores vermelhos (ou pretos nos carros vermelhos), adesivos da versão, rodas de liga diamantadas, detalhes internos vermelhos e alusivos à linha Pepper e teto pintado de preto. Ele é equipado com o motor 1.0 TSI de três cilindros com turbo e injeção direta (105 cv e 16,8 kgfm de torque) e câmbio manual de cinco marchas.

Dá para considerá-lo o substituto do já aposentado speed up!, mas com alguns detalhes: no up! Pepper, para-choque dianteiro, coluna B, teto, aerofólio, saias laterais e tampa traseira são sempre pintados de preto, enquanto nos outros up! TSI apenas a parte externa da tampa e do para-choque recebem essa pintura. Ele também usa rodas aro 15 polegadas (as mesmas da também finalizada série Connect), recuperando a proposta de pocket rocket oferecida pelo speed up!.

O pacote de equipamentos deriva do high up! e traz de série itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, base do painel iluminada por LEDs, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro, sensores de chuva e crepuscular e luz de conversão estática (ele acende as luzes de neblina em curvas).

Opcionalmente, a Volks oferece o sistema Composition Phone, que integra o celular ao console e coloca o carro em comunicação com o aparelho por meio de um app, por R$ 1.400; e pintura metálica, por R$ 1.363.

Saveiro

Saveiro Pepper tem detalhes estéticos alusivos à versão e um filete vermelho na grade como nos carros da linha GTI - Divulgação - Divulgação
Saveiro Pepper tem detalhes estéticos alusivos à versão e um filete vermelho na grade como carros da linha GTI
Imagem: Divulgação

+ Saveiro Pepper 1.6 MSI Cabine Estendida: R$ 67.810
+ Saveiro Pepper 1.6 MSI Cabine Dupla: R$
71.090

Como diferencial em relação aos detalhes estéticos do up! Pepper, a Saveiro traz faixas pretas no para-choque traseiro e acabamento preto nas colunas centrais, além de filete vermelho na grade (como os carros da linha GTI da marca). O teto preto nela é opcional e custa R$ 1.400.

Uma ex-Highline, a Saveiro Pepper traz o mesmo pacote de série, com ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, rodas aro 15, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisores elétricos, vidros e travas elétricos, sensor de estacionamento, capota marítima e protetor de caçamba.

O motor é o 1.6 MSI de 8V, 104 cv e 15,6 kgfm de torque (dados com etanol) e o câmbio, manual de cinco marchas. Ao menos neste primeiro momento, o propulsor 1.6 MSI de 16V, 120 cv e 16,8 kgfm continua limitado à versão Cross.

Os sistemas de entretenimento Composition Touch e Discover Media também fazem parte do catálogo de itens opcionais da Saveiro Pepper e custam, respectivamente, R$ 1.590 e R$ 2.690. A pintura metálica da picape sai por R$ 1.448.

Fox

O Fox, precursor da nomenclatura Pepper, segue em linha com o motor 1.6 16V de 120 cv e 16,8 kgfm e ainda ganhou equipamentos - Divulgação - Divulgação
Fox, precursor da nomenclatura Pepper, segue em linha com motor 1.6 16V e ainda ganhou equipamentos
Imagem: Divulgação

+ Fox Pepper 1.6 MSI: R$ 63.110

O precursor da nomenclatura Pepper segue em linha e traz o motor 1.6 16V (120 cv e 16,8 kgfm) com câmbio manual de seis marchas ou automatizado I-Motion de cinco. 

Na linha 2018, a maior novidade é a incorporação do controle de tração e estabilidade, sistema passivo de monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, luz de conversão estática e câmera de ré como itens de série.

Por conta disso, o preço cresceu R$ 2.020 e saltou de R$ 61.090 para os R$ 63.110. Sistemas de entretenimentos e pacotes tecnológicos com sensores de chuva e crepuscular, por exemplo, seguem como opcionais, assim como nos outros carros.

A linha Pepper 2018 começa a chegar às lojas nesta semana. Para todos, são apenas quatro opções de cores: preto, branco, prata e vermelho. UOL Carros publica suas impressões ao volante oportunamente.