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Com "cara de Brasil", Jaguar E-Pace dá pirueta no ar e quebra recorde; veja

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/07/2017 16h53

Inédito SUV compacto chega fazendo malabarismos para bater BMW X1, Audi Q3 e até o coirmão Evoque; assista e conheça

Se a Jaguar já tinha assustado o mundo ao colocar o F-Pace para dar um looping de 19 metros na apresentação global do Salão de Frankfurt, em 2015, desta vez resolveu arriscar um pouquinho mais (se é que isso é possível).

Para divulgar as primeiras imagens oficiais do E-Pace, SUV de porte menor que o F-Pace e posicionado no mesmo segmento de Range Rover Evoque, Audi Q3, BMW X1 e afins, a marca inglesa colocou o veículo para dar uma "pirueta" no ar. A manobra é conhecida em acrobacias aéreas como barrel roll ("giro de tonel", numa tradução livre do inglês).

Conduzido pelo piloto profissional Terry Grant, o E-Pace "saltou" de uma pista de acrobacia tipo saca-rolhas, especialmente montada para o evento, com inclinação máxima de 270 graus e mais de 15 metros de comprimento. O carro deu um giro de quase 360 graus até cair (de forma nada sutil) na outra extremidade do circuito.

Assista ao vídeo para ver conferir o grau da ousadia (para não dizer insanidade), que rendeu à Jaguar uma quebra de recorde mundial reconhecida pelo Guinness Book.

Perto daqui

Previsto para ser lançado mundialmente no primeiro trimestre de 2018, com fabricação na Áustria (de onde virá importado para cá) e também na China, o E-Pace chegará ao Brasil em meados do ano que vem, como importado.

O modelo, aliás, tem "a cara" de nosso mercado: é compacto, com 4,39 metros de comprimento de 2,68 m de entre-eixos, sendo 2 cm maior do que o Evoque nas duas dimensões. Portanto, tem tudo para se encaixar bem por aqui e ajudar a incrementar as vendas da Jaguar no país.

Pena que uma possível produção local não esteja planejada para esta primeira fase de vida do E-Pace, mas não se pode descartar totalmente nada. Afinal, o modelo utiliza uma plataforma atualizada de Evoque e Land Rover Discovery, justamente os dois utilitários produzidos localmente pelo grupo em Itatiaia (RJ).

No site brasileiro da Jaguar já é possível até configurar o modelo, embora a assessoria da montadora garanta que as versões presentes ali não sejam necessariamente as que serão trazidas para cá. a ideia é deixar os clientes "familiarizados" com o modelo e seus equipamentos.

Relembre o looping do F-Pace

Como é o E-Pace

Construído utilizando boa parte de seus componentes em alumínio, o E-Pace será dotado de diversas tecnologias que o farão flertar (ainda que de forma tímida) com a condução semiautônoma.

Assistentes de manutenção em faixa e estacionamento, sensores de ponto cego, câmera de 360 graus com monitoramento de tráfego dianteiro (haverá alertas de trânsito lento ou curvas perigosas, por exemplo) e leitura de placas, frenagem automática emergencial com detecção de pedestre e assistente de farol alto automático são os principais itens.

Conectividade será outro ponto forte. A central multimídia, gerenciada por tela de 10,1 polegadas, agregará integração com aplicativos de celular, conexão à internet via roteador de celular e ponto de Wi-Fi via chip de dados 4G. O suvinho trará ainda chave inteligente, quadro de instrumentos em tela digital de 12,3 polegadas, head-up display e sistema de reconhecimento de voz.

Motores serão da recém-criada família Ingenium, construídos com bloco e boa parte de peças em alumínio. Há duas opções a gasolina -- 2.0 4-cilindros turbo de 249 ou 300 cv -- e três turbodiesel -- 150, 180 e 240 cv. Câmbio serão manual de seis ou automático de nove marchas. Para o Brasil a maior aposta deve ser nas configurações automáticas a gasolina.

Tração será dianteira ou integral, quebrando a tradição de veículos de tração traseira da Jaguar. Para "cabular" essa questão, fabricante oferecerá um sistema de distribuição variável de torque entre os eixos (só para a configuração AWD, obviamente) que, em situações de condução mais esportiva, pode entregar quase toda a força às rodas de trás.

Conheça mais do E-Pace no álbum.

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