Segredos automotivos

Cinco SUVs, cinco hatches e quatro sedãs: como será gama da Volks em 2019

Alessandro Reis

Colaboração para o UOL, em Taubaté (SP)

07/07/2017 04h00

Marca promete reformular portfólio em dois anos; veja o que vem por aí

A Volkswagen confirmou a UOL Carros, durante o anúncio da transferência de toda a produção do Gol para Taubaté (SP), nesta quarta-feira (5), que "daqui a mais ou menos dois anos" a marca deve lançar no Brasil um SUV pequeno feito sobre a mesma plataforma MQB A0 do hatch premium, cuja prévia foi exibida na forma do conceito T-Cross Breeze, no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado.

Mas a empresa promete não ficar apenas nisso. "Vamos lançar outros dois SUVs nos próximos anos", avisa David Powels, CEO da marca. Do trio de utilitários esportivos, o segundo modelo já é conhecido: o novo Tiguan, que desembarca no Brasil no primeiro semestre de 2018 na versão de sete lugares, importada do México, convivendo com a geração antiga, exatamente como deve acontecer nos Estados Unidos, onde a segunda geração do utilitário está prestes a estrear.

O terceiro SUV ainda é mistério. Fontes ouvidas por UOL Carros afirmam que não se trata do T-Roc, modelo baseado na plataforma MQB do Golf e menor que o novo Tiguan, mas maior que o T-Cross. Também, de acordo com as fontes, não é a versão de cinco assentos do Tiguan de nova geração.

Caminhando no terreno das especulações, um candidato seria o Atlas, maior, porém mais barato que o Touareg e concebido inicialmente para o mercado norte-americano -- por falar nele, sua nova geração será apresentada este ano, provavelmente em setembro, no Salão de Frankfurt.

Gama renovada

Com isso, ao longo dos próximos anos, a Volkswagen terá cinco opções de utilitários esportivos no Brasil: o modelo compacto derivado do Polo, o "velho" e o "novo" Tiguan, o "terceiro elemento" -- que anda não sabemos qual é -- e o Touareg. Como nos hatches (Gol, up!, Fox, Polo e Golf), a marca vai apostar em maior volume de vendas no segmento com todos os modelos somados.

Ficaria desenhada desta maneira a gama de modelos da marca nos próximos anos:

Hatches:

+ Gol
+ up!
+ Fox
+ Polo
+ Golf

Sedãs:

+ Voyage
+ Virtus
+ Jetta
+ Passat

Picapes:

+ Saveiro
+ Picape feita sobre a base MQB A0
+ Amarok

Murilo Góes/UOL
SUV compacto da Volks terá desenho baseado no conceito T-Cross Breeze, mostrado no Salão de SP 2016 Imagem: Murilo Góes/UOL


SUVs:

+ T-Cross
+ Tiguan atual
+ Novo Tiguan
+ Atlas?
+ Touareg

Outros:

+ Fusca
+ Golf Variant
+ SpaceFox/SpaceCross

Para onde vai o Fox?

Curiosamente, essa "suvização" se estenderá a modelos que não têm esse tipo de carroceria. Além de assegurar a permanência de Gol e Voyage como modelos de entrada "por muitos anos" -- inclusive para exportações, nas quais têm tido bom desempenho --, Powels também desenhou o cenário para o Fox, que será reposicionado com a chegada do Polo.

"O Fox vai continuar, mas vamos dar um posicionamento diferente. Hoje ele tem cerca de nove versões. Vamos fazer isso depois do lançamento do Polo, previsto para novembro ou dezembro. O Fox será mais aventureiro, mais robusto", confirmou.

Questionado se isso significa manter apenas CrossFox e SpaceCross, o executivo deixou no ar: "Mais ou menos". É certo, porém, que a gama Fox será drasticamente reduzida, possivelmente quase restrita aos dois modelos aventureiros.

Powels também confirmou que a plataforma MQB A0 dará origem, além do SUV compacto, ao sedã Virtus, o novo "Polo Sedan" rebatizado para o mercado sul-americano, cuja produção começa pouco depois da chegada do hatch e com início das vendas previsto para o primeiro semestre do ano que vem; e a uma picape, provavelmente maior que a Saveiro, com porte semelhante ao da Fiat Toro. Todos os modelos derivados do Polo serão fabricados em São Bernardo do Campo (SP).

Divulgação/Volkswagen
Virtus será o sucessor do Polo Sedan no Brasil; por enquanto, desenho do sedã ainda não foi revelado Imagem: Divulgação/Volkswagen

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Segredos automotivos

Topo