Testes e lançamentos

Audi A5 parte de R$ 189.990 e pode até seguir o carro da frente no trânsito

Murilo Góes/UOL
Audi A5 ficou menos sinuoso, ganhou vincos e muita tecnologia Imagem: Murilo Góes/UOL

Eugênio Augusto Brito e Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/06/2017 13h40

Nova geração do sedã-cupê troca motor V8 por tecnologia semi-autônoma de ponta

Já está em pré-venda no Brasil a nova geração do Audi A5 Sportback, derivação de quatro portas do cupê médio alemão. São duas motorizações e quatro versões de acabamento partindo de R$ 189.990.

Vamos aos pacotes:

- Audi A5 Sportback 2017 Attraction: R$ 189.990
Usa o motor 2.0 turbo (TFSI) de 190 cavalos com tração dianteira, rodas de liga leve aro 17, faróis de xênon e lanternas de LED, porta-malas elétrico, acesso sem chave, bancos dianteiros elétricos com couro sintético, sensores de luz e chuva e retrovisor eletrocrômico sem borda.

- Audi A5 Sportback 2017 Ambiente: R$ 213.990
Adiciona linha Sport com rodas de 18 polegadas, bancos esportivos, painel de instrumentos digital ("virtual cockpit"), sistema de navegação 3D, interface para Android Auto e Apple Carplay.

 - Audi A5 Sportback 2017 Ambition: R$ 239.990
O mesmo motor 2.0 TFSI entregando 252 cv, tração integral Quattro sobre o pacote anterior.

- Audi A5 Sportback 2017 Ambition Plus: R$ 268.990
Usa faróis Full LED, acrescenta ar-condicionado de três zonas, teto solar panorâmico, espelhos externos rebatíveis eletricamente, câmera de ré e mais o pacote visual S-Line.

Na pré-venda que se inicia, a Audi garante a entrega no lote inicial de unidades, que chega no mês de julho. As vendas oficiais em lojas começam em agosto.

Para os executivos da Audi, uma entrega de até 500 carros ao ano pode ser esperada, mas a empresa se mostra cautelosa.

"No Brasil atual, não conseguimos mais afirmar se o próximo ano será espetacular ou difícil. O potencial do carro, porém, é gigantesco, aliando design e tecnologia de ponta", afirmou Johannes Roscheck, novo presidente da marca no país.

Sai motor em V, entra muita tecnologia

Um baque nos puristas: motorização em V existirá apenas no S5 e será o V6. O V-oitão foi descartado. regras apertadas de emissões na Europa justificam a medida. 

Como "consolo", o carro ficou visualmente agressivo e mais tecnológico.

São destaques desse cupê de quatro portas a função que permite seguir o movimento do carro da frente a velocidades de até 60 km/h; o reconhecimento de engarrafamento ("traffic jam assist"), que promete melhorar o controle de cruzeiro adaptativo, adequando o A5 ao anda-e-para da cidade e evitando colisões mesmo com invasões de faixa de outros carros (mas não de motos em velocidade alta); e reconhecimento de pedestres em velocidades de até 30 km/h, evitando atropelamentos.

Junto com controle de curvas e evasão de faixas, formam os primeiros passos para um Audi autônomo no Brasil.

Outro estilo

Esqueça aquele A5 de formas sinuosas. Mais baixo, bicudo e vincado que o modelo anterior, este novo A5 lembra mais carros de Jaguar, Aston Martin e Tesla que da própria Audi. Baseado na plataforma modular de motor longitudinal (MLB), compartilha equipamentos com o sedã A4, embora supere a tecnologia deste aqui no Brasil, e se aproxima até da escola de linguagem visual do Volkswagen Arteon -- os carros são "primos" de construção.

Em termos de espaço e largura, porém, não houve grandes alterações. Há conforto excelente para quatro adultos (em 2,82 m de entre-eixos) e mais 480 litros de carga no porta-malas com abertura ao estilo fastback (tampa se abre junto com a vigia).

Head-up display, teto solar panorâmico, som da grife "Bang & Olufsen" em 3D, tampa traseira com abertura e fechamento elétricos e faróis Full-LED com facho totalmente automático completam o pacote da versão mais completa.

Em termos mecânicos, o A5 se vale de carroceria (em média) 85 quilos mais leve que a do modelo anterior, suspensão dianteira com cinco braços e traseira multilink, além do câmbio de dupla embreagem com sete marchas e gerenciamento por bombas elétricas -- mais rápido e leve, permite trocas com menor tranco e melhor aproveitamento da força do motor.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Testes e lançamentos

Topo