Testes e lançamentos

Volkswagen confirma produção do novo Polo e do sedã Virtus em São Bernardo

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/06/2017 11h13Atualizada em 22/06/2017 11h40

Marca finaliza adaptação da fábrica no ABC paulista para comportar plataforma MQB; modelos serão lançados nos próximos meses

Como diria Herbert Vianna: UOL Carros falou, UOL Carros avisou. A Volkswagen confirmou nesta quinta-feira (22) que tanto a sexta geração do hatch Polo, apresentada globalmente na semana passada, quanto o sedã derivado Virtus, ainda não exibido oficialmente, serão produzidos na fábrica brasileira de São Bernardo do Campo (SP).

Nossa reportagem já havia antecipado em março que o Polo seria feito na unidade do ABC paulista. Em maio, adiantamos que a fabricação do três-volumes ocorreria no mesmo lugar. Para isso, foi necessário um amplo trabalho de modernização das linhas de montagem.

De acordo com a fabricante, a adaptação do complexo da rodovia Anchieta para receber a plataforma modular MQB (a mesma de Passat, Golf e Audi A3 Sedan, e que será usada pela primeira vez numa família de compactos da marca) faz parte de um plano de investimentos de R$ 7 bilhões até 2020.

"Golzão" ou "mini-Golf"? Veja qual é a do novo Polo

Cronograma de lançamentos

Com início da produção programado para setembro, o Polo 6 chega ao Brasil ainda este ano, em algum momento do último trimestre (provavelmente entre novembro e dezembro).

Regressando ao Brasil após ficar de fora de nosso mercado na geração 5, hatch estará 7 cm mais comprido e largo, assumindo o porte de um "mini-Golf". Visual, conservador, traz muitos elementos já conhecidos de outros carros da VW, incluindo até o Gol, mas a promessa é que o modelo ofereça ótimo padrão de acabamento e tecnologias (incluindo painel totalmente digital).

Opções de motores são mantidas sob extremo sigilo, mas já se sabe que os propulsores 1.0 MPI (82 cv), 1.6 MSI (120 cv), 1.0 TSI (125 cv) e 1.4 TSI (150 cv) são candidatos a compor a gama, aliados a câmbio manual, automatizado I-Motion ou automático Tiptronic. Meta será encarar versões de topo de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo e Ford Fiesta.

Já o Virtus começa a ser produzido em novembro e deve ser lançado no primeiro trimestre de 2018 .Entre-eixos será um pouco maior que o do Polo, a fim de privilegiar ainda mais o espaço interno e ser um rival forte para Chevrolet Cobalt, Honda City, Renault Logan e Toyota Etios Sedan.

Depois de Polo e Virtus, a Volkswagen aproveitará a já existência da base MQB em São José dos Pinhais (PR) -- onde são feitos Golf e A3 Sedan -- para realizar ali a fabricação do SUV T-Cross. Este deve sair do forno em maio do ano que vem, conforme apurado pelo colunista Fernando Calmon.

Entre final de 2018 e início de 2019 deve ser iniciada a montagem de uma picape compacta que, muito provavelmente, substituirá a atual Saveiro.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens, agora com um novo número: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Testes e lançamentos

Topo