Topo

Saveiro e Strada fazem duelo de picapes compactas cabine-dupla; quem leva?

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/05/2017 04h00

Com mercado de picapes dominado pela Toro, nova e indiscutível medalhista de ouro, qual das duas deveria ser a vice-colocada?

A disputa pela vice-colocação parece ter sobrado como única opção à dupla Saveiro e Strada, que viram a ascensão meteórica da Toro -- que em praticamente um ano, tomou o posto da "irmã" Strada como a picape mais vendida do Brasil -- e nada puderam fazer.

Em abril, a Toro foi a mais vendida, com 3.470 unidades emplacadas, contra 3.122 da Strada e 2.895 da Saveiro.

Só entre as compactas, a picape da Fiat continua fazendo mais sucesso (só neste ano foram 15.391 emplacamentos do modelo da Fiat contra 12.390 da Volkswagen) mas, na prática, estes números de vendas são um reflexo de sua superioridade?

Quesito por quesito

Visualmente é justo dar empate, afinal estilo é algo completamente relativo. Vale registrar, porém, que a Saveiro foi a que passou por último por uma reestilização.

O preço das duas também é parecido (e bem salgado): Saveiro Cross CD 1.6 custa a partir de R$ 73.790; Strada Adventure CD 1.8 começa em R$ 75.710.

A picape da Volks é a que tem melhor conjunto de motor e câmbio, acabamento interno e sistema multimídia. Em contrapartida, a Strada é mais espaçosa, tem uma porta a mais -- o que facilita, e muito, o acesso a passageiros ao banco traseiro -- e ainda maior volume de caçamba, além de penduricalhos de estilo aventureiro espalhados na carroceria.

A Saveiro usa um motor 1.6 flex de até 120 cv e 16,8 kgfm de torque e câmbio manual de cinco marchas; a Strada, um 1.8 flex de 132 cv e 18,9 kgfm (todos os dados com etanol), também com transmissão manual.

E aí, qual das duas picapes você levaria para casa? Assista à vídeo-reportagem e deixe sua opinião.