Topo

Airbus mostra conceito de carro voador; projeto ainda está longe de existir

Projeto de carro voador da Airbus parece um drone GG, mas ainda está longe de virar realidade - Divulgação
Projeto de carro voador da Airbus parece um drone GG, mas ainda está longe de virar realidade Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/05/2017 10h00

Ideia é que Pop.up seja espécie de "drone gigante" e consiga até mesmo se desconectar das turbinas para voar por tubos aéreos

Nesta semana, a Uber anunciou parceria com empresas de aviação, como a brasileira Embraer, para apresentar até 2020 um protótipo funcional de carro voador; e a Zee Aero, do co-fundador do Google Larry Page, mostrou um conceito de aeronave para transporte individual que mais parece um drone gigante.

A ideia está definitivamente no radar de várias empresas, tanto que a Airbus também tem seu conceito de carro voador, desenvolvido em conjunto com o estúdio Italdesign, fundado por Giorgetto Giugiaro, o criador de carros icônicos como o primeiro Volkswagen Golf, o Fiat Uno dos anos 1980 e o próprio Punto.

A fabricante de aviões divulgou detalhes sobre o veículo, mostrado mês passado no Salão de Genebra, na Suíça. Ainda em fase de protótipo, o veículo se chama Pop.Up e conta com uma estrutura modular que faz dele uma espécie de robô Transformer (está mais para um drone gigante): pode tanto rodar como um automóvel comum quanto se transformar em uma espécie de "quadcóptero".

Autônomo e compartilhado

De acordo com a fabricante, o veículo traz tecnologia de condução autônoma e bastará ao usuário informar seu destino final. Dotado de software de inteligência artificial, o Pop.Up escolhe a melhor rota, considerando as condições de tráfego -- seja no modo carro ou na modalidade aeronave. Tudo automaticamente... ao menos na teoria.

A ideia da Airbus vai ainda mais longe: a companhia avalia o desenvolvimento de tubos que funcionariam como vias rápidas, nas quais apenas a cabine do Pop.Up seria inserida e levada até o seu destino. Vale lembrar que tudo isso é conceitual e ainda não existe estimativa de quando o Pop.Up pode ganhar as ruas -- e os céus.