Topo

VW divulga teaser do SUV T-Roc, e ele interessa muito ao Brasil; assista

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/04/2017 12h19

Dividindo base com o próximo Polo, modelo foi criado para encarar Honda HR-V, Jeep Renegade e afins

Conforme UOL Carros antecipou em março, a Volkswagen vai lançar a nova geração do Polo no Brasil ainda este ano, com fabricação nacional, de maneira quase simultânea à apresentação mundial do hatch na Europa, no Salão de Frankfurt (em setembro).

Fabricado sobre a plataforma MQB A0, versão encurtada da base utilizada em modelos como Golf e Passat, o Polo também dará origem a um sedã, chamado Virtus, uma picape e um SUV compacto, com porte menor que o do novo Tiguan -- que também será vendido nos próximos meses por aqui, com importação do México.

Este SUV pode ser o T-Roc, que a Volkswagen vai apresentar mês que vem e já tem presença confirmada no mercado americano, ou uma derivação ainda menor dele -- já apresentada como conceito sob o nome T-Cross. Ou, quem sabe, até mesmo os dois.

Fato é que o inédito suvinho tem sido constantemente flagrado rodando em vias públicas dos EUA, ainda camuflado. Além disso, alguns protótipos pré-série já foram avaliados por jornalistas americanos.

Agora, a montadora divulgou um vídeo com as primiras imagens do T-Roc em ação, com a carroceria praticamente visível, apenas coberta por um adesivo para disfarçar alguns detalhes visuais. Nas imagens, o protótipo roda tanto no asfalto quanto em estradas de terra, sugerindo que contará com opção de tração integral.

Nos EUA, o T-Roc vai concorrer com modelos já vendidos no Brasil, como Jeep Renegade e Renault Captur, semelhantes em porte -- e, provavelmente, em preço. Mais um indício de que poderá ser produzido e vendido também aqui, possivelmente com adaptações para o mercado local.

Por lá, ele vai contar com motores a gasolina e diesel, sempre sobrealimentadas por turbo. Opções a gasolina usarão unidades entre 1 e 1,5 litro, enquanto as configurações movidas a diesel ficarão entre 1.6 e 2.0. Para o Brasil são cotados os motores 1.0, 1.4 e 2.0 turboflex. Alguns desses motores já disponíveis na linha Volkswagen em carros como up!, Golf e Audi A3 Sedan e Q3.