Mobilidade

Protótipos autônomos da Apple são da Lexus e têm volante de videogame

Divulgação
Apple quer ter carro autônomo próprio e também oferecer tecnologia para modelos de outras montadoras Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/04/2017 08h00

Marca de gadgets quer oferecer tecnologia autônoma para automóveis

No começo deste mês o Departamento de Veículos a Motor da Califórnia (EUA) confirmou que a Apple, fabricante de iPhone e iPad, é mais uma companhia envolvida com o desenvolvimento recursos de condução autônoma para automóveis, juntando-se a montadoras e outras empresas de tecnologia, como Waymo, do Google, e Uber.

Na ocasião, o órgão regulador liberou a empresa da maçã para testar protótipos em rodovias públicas do estado norte-americano. A publicação "Business Insider" trouxe detalhes dos planos da empresa, após ter acesso a parte da documentação encaminhada para solicitar tal autorização.

São três os veículos que a Apple pode testar nas ruas, todos do mesmo modelo -- o SUV de luxo RX450h, da Lexus, híbrido, curiosamente o mesmo já usado pelo Google nos seus testes com protótipos autônomos.

O fato de usar carros de outras marcas é um indicativo de que a Apple pode trabalhar não só em um automóvel próprio, como já afirmou, mas também em um sistema de condução autônoma que poderá equipar veículos de diferentes montadoras.

GT, Forza e NFS

Outro detalhe interessante está vinculado ao treinamento dos funcionários responsáveis por conduzir os testes, detalhado em um relatório de dez páginas: nos testes em rodovias, um engenheiro deve ficar sempre a postos para assumir a direção em caso de alguma falha ou imprevisto, diretamente do banco de trás e usando volante e pedal de videogame, da marca Logitech, usados em jogos como "Gran Turismo", "Forza" e "Need for Speed".

A publicação, porém, não traz detalhes de como esses controles foram implementados nos Lexus da Apple, nem quais sensores e câmeras a companhia utiliza para possibilitar que os SUVs rodem sem um motorista de verdade ao volante. 

Vale aguardar os primeiros protótipos começarem a rodar em vias públicas para saber como os carros autônomos da Apple vão se comportar no mundo real.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Mobilidade

Topo