Cultura do carro

Lada Niva vira quarentão e ganha edição limitada de olho nos fãs

Divulgação
Lada Niva 40th Anniversary: tudo como sempre foi, mas com emblema diferente Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

Quem tem por volta de 40 anos ou é fã de 4x4 lembra do Lada Niva. O "jipão" russo com tração 4x4, preço acessível e mecânica robusta, herdada de projetos da Fiat da década de 70, fizeram sucesso no Brasil nos anos 1990, na retomada das importações durante o governo Collor (1990-1992). O modelo foi vendido por aqui até 1997, quando a Lada se despediu, após vender pouco mais de 28 mil veículos aqui, dentre eles o Niva.

Até hoje o utilitário russo faz sucesso entre trilheiros e ainda dá para achar o carro no mercado de usados. Volta e meia, surgem boatos da volta do Niva ao Brasil, até agora não confirmados – o 4x4 hoje é comercializado no vizinho Chile, via importação independente. Seguramente, o sonho de consumo dos muitos órfãos do jipe é a edição especial comemorativa aos 40 anos de produção ininterrupta do modelo na Rússia, onde ele resiste com poucas alterações em relação ao Niva original. E mantém seu apelo, tanto que entre seus donos está Vladimir Putin, o presidente russo.

A edição especial, limitada a 1977 unidades (não precisa explicar a razão, né?), é quase idêntica ao Niva vendido no Brasil, e na verdade é dividida em duas opções: a primeira, chamada simplesmente de "Edition", traz carroceria com pintura bege, vermelha, branca, marrom ou cinza-azulada, painel com grafismo vermelho-alaranjado, volante e bancos revestidos de couro e emblemas alusivos às quatro décadas de história.

Divulgação
A série é especial, mas o interior é o mesmo das últimas décadas... Imagem: Divulgação

A segunda opção se chama "40th Anniversary" (40º aniversário), e se diferencia pela pintura camuflada, como em veículos militares. Todas as unidades terão placa numerada, de 0001 a 1977. As vendas na Europa começam em junho.

O Niva lá fora é chamado simplesmente de Lada 4x4 para não concorrer com o Chevrolet Niva, versão atualizada que convive com a antiga e traz a gravatinha na grade dianteira por ser produzido pela joint-venture GM-Autovaz.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo