Topo

Range Rover, primeiro SUV de luxo do mundo, faz 50 anos e ganha museu

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/04/2017 08h00

Modelo intrpduziu mimos dos carros de passeio aos utilitários

Com o Velar, inédito crossover posicionado entre Evoque e Sport, a Land Rover sinalizou o desejo de avançar ao futuro sem perder de vez os vínculos com o passado. Isso porque o nome do modelo remete ao apelido das primeiras unidades pré-produção do Range Rover, icônico SUV da marca que está completando 50 anos em 2017.

Espera lá: se a primeira unidade definitiva saiu da fábrica em 1970, então ainda faltam três anos para o modelo chegar a meio século de vida, certo? A resposta para a marca britânica é não, porque ela também considera o período em que o primeiro protótipo foi construído em segredo.

Com ele, nasceu o conceito de utilitário 4x4 moderno, capaz de oferecer conforto, luxo e amenidades de um automóvel de passeio.

Para não deixar a data passar batida, a montadora criou uma exposição dedicada ao Range Rover na fábrica de Solihull (Reino Unido), onde o Range Rover é produzido desde a geração inicial.

Lá estão presentes os principais representantes dessas cinco décadas de história, incluindo carros da gama atual da marca, como o já citado Velar e demais membros da atual família Range Rover (Evoque e Sport). Também há um protótipo do Velar pioneiro e exemplares de gerações antigas do SUV.

A exposição traz ainda esboços, miniaturas, anúncios publicitários e itens de memorabilia que ajudam a contar a história do modelo.

Hoje a fábrica de Solihull, de onde também saiu o primeiro Defender, fabrica modelos como Velar e Land Rover Discovery, além do F-Pace, SUV de porte médio da coirmã Jaguar.