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Volkswagen up! 2018 evolui para rebaixar o Gol; saiba o que muda

up! adota nova personalidade no Brasil; resta saber quanto vender a partir de agora - Murilo Góes/UOL
up! adota nova personalidade no Brasil; resta saber quanto vender a partir de agora Imagem: Murilo Góes/UOL

André Deliberato

Do UOL, em São Bernardo do Campo (SP)

05/04/2017 04h00

Pequenino agora vai ser premium na linha Volks; preços, só dia 17

O que UOL Carros cravou em março se concretiza: o up! 2018 deixa de ser apenas um subcompacto de entrada e vai assumir um estilo mais "compacto cult". Isso, claro, significa que o modelo vai seguir mais caro do que muitos gostariam. Por outro lado, define de vez sua personalidade, que sempre ficou meio perdida no Brasil.

A mudança de filosofia "coincide" com a troca no departamento de Vendas e Marketing da empresa e vai deixar a linha de hatches da Volkswagen assim: Gol, up!, Polo e Golf. 

Preços do modelo 2018 só serão revelados pela marca no dia 17. UOL Carros conversou com dez concessionárias da Grande São Paulo: todas afirmam que haverá apenas "organização e atualização" de valores, com corte de versões pouco vendidas, mas sem mudar demais o atual patamar de preços. Na linha 2017, o up! vai de R$ 35.560 (take up! duas portas) a R$ 54.094 (cross up! TSI, sem opcionais).

Esse novo novo up! mais "premium" chega às lojas no fim do mês. O visual será renovado (alinhado ao europeu, apresentado no final do ano passado), haverá menos versões (atualmente são nove) e o interior será melhorado.

Organizado

Agora, são basicamente três nomes de versões fixas e uma série especial de lançamento:

- take up!: só pode ter motor 1.0 MPI (aspirado, 82 cv com etanol);

- move up!: pode vir equipada com motor 1.0 MPI ou o 1.0 TSI (turbo com injeção direta, 105 cv com etanol);

- up! connect: série de lançamento, derivada do move up!, apenas com motor 1.0 TSI;

- high up!: só pode ter motor 1.0 TSI. 

Acabam as "versões" red, white, black e speed. A variante cross também deverá ser mantida, mas não vai aparecer de cara -- sua estreia deve acontecer até maio. Morre ainda a carroceria de duas portas: todo up! será quatro-portas e terá 3,68 m de comprimento graças aos novos para-choques (antes, o aspirado tinha 3,60 m, enquanto o turbo media 3,64 m).

As rodas são novas e o câmbio é sempre manual de cinco marchas. No up 1.0 MPI, os para-choques terão a mesma cor da carroceria, enquanto no o up! 1.0 TSI para-choques e tampa do porta-malas serão pintados de preto.

ATENÇÃO: nada disso impede que o up! siga com uma infinidade de pacotes opcionais. Por isso, fique atento para a confirmação de valores, no dia 17.

Novidades no interior

Por dentro, os bancos foram redesenhados, há um novo padrão de iluminação nas configurações equipadas com motor TSI (um elegante filete de LED na parte inferior do painel, como no Fiat Punto) e o volante agora é semelhante ao do Golf em todas as versões (porém, sem os comandos multimídia na take up!).

Abundam itens tecnológicos: sempre opcional, o sistema de entretenimento chamado "Composition Phone" é rival do sistema "Live On" do Fiat Mobi: o celular assume o papel de computador de bordo e sistema multimídia ao ser plugado -- com isso, pode ser comandado pelos botões do volante.

Há ainda sensor de estacionamento traseiro; espelhos retrovisores que se abaixam em manobras de ré; sensores de chuva e de iluminação; luzes de curva e conversão a depender da versão.