Topo

Filho de brasileiros pinta Ferrari 458 para celebrar 70 anos da marca; veja

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (EUA)

23/03/2017 08h00

Empresário realizou com "Art Car" e ganhou espaço no museu

Salão de Detroit 2017, em janeiro: no final do último dia de trabalho, Murilo Góes (responsável por muitas das imagens de UOL Carros) e eu percorríamos uma última vez os corredores do pavilhão principal do Cobo Center fazendo "pente fino". Após passar pela área da Toyota, comentávamos um com o outro como era pitoresco ver um exemplar da Ferrari 458 Italia todo chapinhado de tinta.  

- Vocês são brasileiros? -- uma voz com sotaque bem carregado ecoou atrás da gente.

Era Alexander Manzen, que se apresentou como empresário americano e dono da Ferrari, antes de nos convidar para ver o supercarro customizado de pertinho. "Falo português por causa da minha mãe, que é Minas Gerais, então consegui ouvir vocês falando sobre o carro", afirmou, explicando toda a situação numa única frase.

Sonho realizado

Manzen representa uma marca que fornece fluidos automotivos e, com o tempo, se interessou e começou a participar também de corridas e competições de carro. Nas últimas duas temporadas, conseguiu investir na 458 Italia e correr etapas do Ferrari Challenge nos EUA.

Parecia o auge: "Mesmo sendo americano, vivi a emoção de acompanhar pilotos brasileiros como Ayrton Senna e adquiri essa paixão pela velocidade". 

Ainda assim, Manzen queria mais: "Ferrari é mais que um carro, é um sonho, você faz parte de uma comunidade, mas eu queria fazer parte da história da marca", disse, enquanto mostrava os detalhes da customização.

"Sabia que a Ferrari ia fazer 70 anos e teria diferentes celebrações, então tive a ideia de criar este art car para tentar fazer parte da festa. Deu certo", concluiu. 

Com a ajuda do amigo Tyler Ramsey, artista plástico californiano, usou a 458 como tela e caprichou nas pinceladas. Se parece heresia para muitos, Manzen diz que se divertiu: além das cores, manteve muitos dos arranhados conseguidos nas pistas ao redor dos EUA e finalizou com um ursinho de pelúcia posicionado atrás da gaiola protetora interna: "É meu amuleto, um símbolo protetor".

O resultado, que pode ser visto no vídeo exclusivo, pode até ter gosto duvidoso para alguns, mas funcionou como Manzen queria: a 458 Italia Challenge customizada fará parte da coleção dedicada à celebração dos 70 anos da Ferrari no prestigiado Museu Petersen, de Los Angeles, dedicado ao universo automotivo e que já mostramos aqui em UOL Carros. Gostou? Não curtiu? Deixe seus comentários!