Topo

Nova Nissan Frontier tomba em teste com concessionários no Brasil; assista

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/03/2017 15h08

Vídeo de capotamento da picape viralizou nas redes sociais

A nova geração da Nissan Frontier ainda não está nas ruas brasileiras -- ela será lançada esta semana custando R$ 166.700 --, mas já ganhou destaque por um motivo não muito agradável. Desde a última terça-feira (14) viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra o tombamento de uma unidade durante teste off-road.

O incidente aconteceu no evento de lançamento da picape a concessionários, há alguns dias. O exercício em questão consistia numa transição em "xis" de pequenas rampas de terra, com intuito de mostrar a capacidade de inclinação e a rigidez à torção do chassi.

Entretanto, o instrutor que conduzia a picape exagerou na dose e acabou virado de cabeça para baixo. Por que isso aconteceu? UOL Carros conversou com Cacá Clauset, instrutor de pilotagem e dono da empresa que coordenava os testes com a nova Frontier, para entender o motivo.

Por que tombou

Segundo Clauset, o capotamento ocorreu por um erro de cálculo do motorista, e não por algum tipo de falha nos controles de segurança da picape -- diferentemente, por exemplo, do que aconteceu no exterior em um teste de alce da Toyota Hilux.

"Na transição entre as duas rampas, ele [o instrutor] direcionou a picape um pouco mais à frente e à esquerda do que deveria. Nesse tipo de exercício, quando o carro apoia a roda direita no chão, tem que estar 30, 40 centímetros mais para o lado direito, senão não alcança a outra rampa", analisou.

"Como a picape estava mais para a esquerda, e o instrutor ainda demorou alguns segundos para iniciar o "xis", deu no que deu. O carro aguenta um ângulo [de inclinação lateral] de 45 graus e acabou passando um pouco disso", seguiu.

Procurada, a assessoria da Nissan afirmou que o fato foi "isolado" e não houve feridos. Confira na íntegra:

Durante o treinamento da rede de concessionários no interior de São Paulo, um incidente, sem feridos, aconteceu em uma simulação de manobra de fora de estrada. Na entrada de um obstáculo, após várias vezes o mesmo exercício ter sido feito normalmente, o condutor iniciou a manobra de forma não adequada e perdeu o controle do carro. Trata-se de um fato isolado e a Nissan reitera que a Frontier vem acumulando prêmios em todo o mundo por seu reconhecido desempenho e qualidades dentro e fora do asfalto.