Seu Automóvel

Golf brasileiro é primeiro carro a gabaritar novos testes do Latin NCAP

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/03/2017 12h04

Feito no Brasil, hatch médio voltou ao programa e tirou cinco estrelas (de novo) em proteção para adultos e crianças

Em 2014 o Latin NCAP (programa de segurança viária para América Latina e Caribe) já havia dado cinco estrelas ao Volkswagen Golf. Entretanto, o hatch médio ainda era vendido no Brasil como importado, sendo produzido na Alemanha e, depois, no México -- de onde veio a unidade então avaliada pelo instituto.

Com a produção passada para São José dos Pinhais (PR) desde janeiro do ano passado, chegou a hora de colocar à prova o Golf nacional. E o dois-volumes com DNA tupiniquim não decepcionou, mesmo pegando pela frente um protocolo de testes mais rígido: conquistou cinco estrelas tanto para proteção de adultos sentados à frente quanto para crianças postadas na fileira traseira de assentos.

Assim, tornou-se o primeiro automóvel a tirar nota máxima nos dois quesitos seguindo o novo regime de avaliação, implantado em 2016. 

Divulgação
Habitáculo teve desempenho irrepreensível e ficou praticamente intacto nas três provas de impacto Imagem: Divulgação

Como foi o teste

O Golf brasileiro passou pelos seguintes exames: impacto frontal parcial a 64 km/h; lateral a 50 km/h; lateral contra poste de 25,4 cm de diâmetro a 29 km/h; e de controle de estabilidade. Para conferir todos eles basta ver a playlist.

Na colisão frontal, a proteção de cabeça, pescoço e pernas dos dois ocupantes adultos (bancos dianteiros) foi considerada boa, assim como a do peito do passageiro. Já a do peito do condutor acabou classificada um grau abaixo, como "adequada".

O melhor resultado veio na batida lateral: todas as partes do corpo do motorista ficaram bem protegidas, especialmente devido à ação dos airbags laterais e de cortina.

Já no teste de poste veio a pior avaliação: segurança apenas "marginal" para a região do tórax do condutor. Por fim, o controle eletrônico de estabilidade teve desempenho considerado de acordo com os requerimentos da entidade.

Comportamento da célula de sobrevivência também agradou -- repare nas imagens como as colunas A se mantiveram praticamente intactas --, sendo considerado "estável" em todas as simulações de choque.

Presença de sete airbags, cintos com pré-tensionadores e alerta de não acionamento, freios ABS (antitravamento) e ganchos para cadeirinhas Isofix renderam pontuação extra. No fim, o hatch marcou 33,3 de um total de 34 pontos em segurança para adultos, e 43,52 de 49 na proteção de crianças. 

SUV primo também se deu bem

Irmão de plataforma do Golf (ambos são montados sobre a arquitetura modular MQB) e dotado dos mesmos equipamentos, o SUV Seat Ateca também gabaritou o Latin NCAP. Foram 32,65 pontos em proteção para adultos e 42,48 para crianças, rendendo cinco estrelas em ambos os quesitos. Ele é vendido por importação em alguns mercados da América Latina, mas não no Brasil.

Segundo o Latin NCAP, os dois modelos do grupo VW abriram a fase 8 do programa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Seu Automóvel

Topo