Topo

Pneus já usam aplicativo para avisar motorista sobre hora da troca

Por enquanto, novidade é restrita a dois novos tipos de pneus que serão lançados pela marca nos Estados Unidos - Reprodução
Por enquanto, novidade é restrita a dois novos tipos de pneus que serão lançados pela marca nos Estados Unidos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/03/2017 10h00

Novos modelos da Pirelli permitem monitorar informações como desgaste, temperatura e pressão pelo celular

Em tempos de carros conectados, que podem ser monitorados e configurados via aplicativos de celular, até os pneus estão aderindo à tendência.

Veja o caso dos novos pneus Connesso P Zero e Connesso Sottozero, da Pirelli. Eles se diferenciam dos pneus convencionais por trazerem um sensor, que mede 10 cm de diâmetro, pesa 9 g e fica instalado na lateral, para que o usuário monitore informações como pressão, temperatura e até profundidade dos sulcos em tempo real.

O sensor conversa com um aplicativo de celular e também é capaz de alertar o usuário de que chegou a hora de substituir o jogo atual por desgaste. Outro recurso bacana: chamar por socorro em caso de furo ou estouro.

Além disso, a tecnologia encomenda um ou mais pneus para troca em caso de desgaste além do recomendado, e até agenda em uma oficina credenciada da marca a troca de compostos em situações, por exemplo, como a chegada das nevascas de inverno -- algo bastante comum na Europa e nos Estados Unidos.

Os novos pneus começam a ser vendidos nos EUA em meados deste ano. Os clientes poderão escolher a cor da faixa colorida no perfil, entre quatro opções principais. Haverá, ainda, uma paleta de 3 mil cores sob encomenda.

Tais faixas são as marcas registradas dos pneus Pirelli na Fórmula 1. Se nas corridas as cores servem para identificar o tipo de pneu utilizado, nesse caso trata-se apenas de um mimo estético.