Topo

DS 7 Crossback marca grito de independência da marca de luxo da Citroën

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/03/2017 13h12

SUV é primeiro produto criado exclusivamente para a divisão

A DS, divisão de luxo da Citroën, quer provar de maneira mais incisiva que se tornou um braço independente de sua marca mãe. Para isso, exibe no Salão de Genebra o modelo DS 7 Crossback, primeiro SUV da história da grife e também primeiro modelo da marca que não é derivado de um Citroën.

Procedência não poderia ser melhor: o utilitário esportivo traz a mesma base EMP2 de Peugeot 308 (o europeu) e 3008, eleitos Carro do Ano Europeu por jornalistas especializados em duas edições diferentes da mostra suíça (2014 e 2017).

Motor é o mesmo 1.2 3-cilindros PureTech que, no Brasil, equipa Citroën C3 e Peugeot 208, porém sobrealimentado com turbo. Há ainda opções 1.6 e 2.0 turbodiesel. Potência vai de 130 a 230 cv, e câmbio é manual de seis marchas ou automático de oito velocidades.

Previsão de lançamento no mercado europeu é para o fim deste ano, mas os clientes já podem realizar a pré-compra online. O SUV marcará também a inauguração das primeiras concessionárias independentes da DS na Europa.

Apesar das linhas traseiras e laterais relativamente limpas, a grade dianteira hexagonal conta com chamativos contornos cromados, extravagância típica dos carros franceses e que polui um bocado seu visual e tira destaque dos faróis full-LED.

Por dentro há sofisticação de materiais, combinando couro e metal, e muita tecnologia: suspensão ativa controlada automaticamente por câmera -- posicionada na altura do retrovisor interno e voltada para a estrada, ela detecta buracos e prepara os amortecedores para absorverem o impacto --, e amortecedores adaptativos -- recurso similar ao Magic Body Control do Mercedes-Benz Classe S são os itens mais interessantes.

Em 2019 será lançada uma versão híbrida, que terá tração integral e combinará um motor a gasolina com dois elétricos, deixando potência na casa de 300 cv.