Cultura do carro

Carro elétrico acelera a 250 km/h em circuito nos EUA. Detalhe: sem piloto

Divulgação
Hiperesportivo elétrico e autônomo tem absurdos 1.361 cv e vai de 0 a 200 km/h (isso mesmo: 200, e não 100) em 7,1 segundos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/03/2017 13h25

Imaginar um futuro só com automóveis elétricos e que andam sozinhos pode assustar, mas é algo cada vez mais próximo da realidade.

No último dia 23 de fevereiro, a NextEV, fabricante do cupê NIO EP9 -- que ela própria diz ser o "elétrico mais veloz do mundo" --, deu mais uma mostra disso. A empresa colocou o "hiperesportivo verde" para andar no circuito de Austin, no Texas (EUA), e obteve o recorde de tempo da pista entre todos os veículos de produção que já andaram por lá.

Rodando com um piloto profissional ao volante, o cupê elétrico alcançou 2min11s3 e chegou a 273,6 km/h na reta mais longa. 

Depois, foi a vez de realizar algumas voltas em modo 100% autônomo, sem ninguém a bordo. O tempo foi 30 segundos mais lento, 2min40s3, mas ainda assim impressionou pelo fato de o carro ter alcançado, sozinho, 257,5 km/h.

Difícil imaginar qual o sentido de ter uma máquina tão forte que não precisa de ninguém para se divertir com ela, mas... O fato é que o NIO EP9 rende incríveis 1.361 cv de potência e vai de zero a 200 (!!) km/h em 7,1 segundos. Velocidade máxima controlada é de 312 km/h.

O hiperesportivo será lançado em abril nos Estados Unidos, a cerca de US$ 1,2 milhão (aproximadamente R$ 3,7 milhões). Até agora foram produzidas apenas seis unidades, todas vendidas a investidores da NextEV.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Cultura do carro

Topo