Seu Automóvel

Carro conectado pode ser controlado por hackers? Pesquisadores respondem

iStock
Estudo da Kaspersky não tem boas notícias quando o assunto é conectividade automotiva Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/02/2017 08h00

Em tempos de carros cada vez mais parecidos com celulares e computadores, conectados e com funcionalidades remotas, cresce o medo de ataques por hackers.

Mesmo funcionalidades básicas já são operadas de modo totalmente eletrônico: aceleração, esterçamento do volante e até frenagem podem estar sujeitas a interferências de piratas cibernéticos. Será que ligar o motor do veículo a distância ou acessar dados do automóvel remotamente via aplicativos de smartphones aumentam o risco de entregar seu carro aos hackers?

Dois pesquisadores da empresa Kaspersky realizaram um estudo com nove diferentes apps automotivos compatíveis com o sistema operacional Android, de sete montadoras. A conclusão foi de que esses aplicativos, alguns dos quais já baixados por milhões de pessoas, carecem de defesas básicas via software e podem, literalmente, abrir as portas do carro.

Wired/Reprodução
Jeep Cherokee foi controlado à distância por hackers nos EUA em 2015 Imagem: Wired/Reprodução


Em 2015, uma dupla de hackers assumiu o controle de um Jeep Cherokee nos EUA a partir de um laptop a mais de 15 km do veículo, conseguindo parar o SUV. Também conseguiram comandar remotamente volante, abertura das portas, freios e ar-condicionado, bem como obter a localização precisa do utilitário.

Esses ataques, segundo os pesquisadores da Kaspersky, também são possíveis por meio dos aplicativos de celular fornecidos pelas montadoras. Eles, no entanto, não divulgaram as marcas que passaram pela análise.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Seu Automóvel

Topo