Topo

App paga automaticamente pelo combustível... falta só robô para abastecer

Jaguar F-Pace é um dos modelos com o sistema InControl - Divulgação
Jaguar F-Pace é um dos modelos com o sistema InControl Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/02/2017 10h40

Se você é dono de um Jaguar ou Land Rover recente, equipado com a central multimídia InControl, em breve poderá abastecer e pagar pelo combustível diretamente pela tela central do automóvel, usando um aplicativo e o sistema de dinheiro eletrônico (Apple Pay e PayPal de cara, depois Android Pay).

Para ter acesso a essa comodidade, porém, é preciso residir no Reino Unido, onde o serviço começa a operar em breve, ou nos Estados Unidos, que deve receber a novidade até o fim deste ano, bem como usar a bandeira Shell, parceira na novidade. No Brasil, o tal eletrônico ainda é tecnologia em testes e pouco difundida – além de funcionar em carros, também pode ser habilitada em smartphones com o sistema NFC da Apple e Samsung.

Jaguar Land Rover app combustível - Divulgação - Divulgação
Tela do InControl com o app de pagamento automático de combustível
Imagem: Divulgação


Pagar a conta do posto de dentro do seu Jaguar ou Land Rover será fácil, prometem as marcas: bastará estacionar o carro ao lado de uma bomba em um posto da empresa e carregar o aplicativo. Por meio do GPS, ele identifica qual é o posto utilizado e pede que o usuário selecione a bomba e a quantidade de combustível. Terminado o processo, a fatura do pagamento é enviada para o app e para o e-mail do cliente.

Um detalhe: nos EUA e em alguns pontos da Europa, onde os postos não têm frentista e o próprio usuário precisa sair do veículo para abastecer, faltou à Jaguar Land Rover desenvolver um sistema parecido com o da Tesla, com braço robótico para levar a mangueira até o bocal do veículo.

Robô de recarga automática Tesla - Divulgação - Divulgação
Fato: com pagamento automático, faltou braço-robô para abastecer o carro. A Tesla tem...
Imagem: Divulgação