Cultura do carro

Loja de usados bomba na internet zoando os próprios carros; dá resultado?

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/01/2017 04h00

Atrativo da Pony Veículos, de Goiânia (GO), é ser "sincerona"

Quem negocia carro usado em loja especializada sabe que precisa estar sempre com um pé atrás para não cair na chamada "lábia de vendedor". Na Pony Veículos, pequena loja de usados de Goiânia (GO), porém, os relatos sobre os carros que a empresa comercializa são sempre "sincerões".

Pelo menos em sua página oficial do Facebook, o que se encontra é a mais pura zoeira, nada além da zoeira. Veja as melhores delas no álbum.

Excesso de sinceridade mesclado com ótimo humor e boa dose de ironia fizeram a página bombar. Com pouco mais de 24 mil seguidores até o dia 12 de janeiro, a Pony saltou para a casa de 70 mil curtidas em menos de duas semanas.

Mas e as vendas?

Até o momento, o reposicionamento do perfil da Pony nas redes sociais não proporcionou nenhuma mudança significativa nas entregas, mas o "boom" das últimas semanas pode mudar a história, explica Hugo Borges Oliveira, que criou e gerencia o perfil da loja.

"Fui contratado só para cuidar dessas coisas relacionadas à internet. Antes eu lidava só com classificados online, mas aí em 2012 resolvi criar o Facebook", contou, por telefone, a UOL Carros.

Reprodução/Facebook
Até junho de 2016 todas as publicações da loja eram assim, bem comportadinhas Imagem: Reprodução/Facebook

Aprendizado prático

Filho dos proprietários (mãe e padrasto), Oliveira trabalha com o marketing digital da loja desde 2012. Até junho do ano passado, o perfil da loja trazia tinha anúncios tradicionais de seus veículos, sem tanto retorno. Tudo mudou com o uso de memes sobre automóveis. 

Reprodução/Facebook
Segundo o modo Pony Veículos de enxergar o mundo, enquanto o Honda Civic é um carro para quem quer aproveitar a vida de solteiro, o valente Uno Mille faz o perfil de quem prefere constituir família Imagem: Reprodução/Facebook
"Aos poucos começamos a ter um retorno melhor, mas foi só nas últimas semanas que explodiu mesmo", relatou. "Estamos recebendo muito mais ligações do que antes e já veio gente na loja dizendo que nos conheceu por causa da internet". 

O mais surpreendente: o dono do perfil nunca estudou marketing. "Fui aprendendo tudo na marra, com a prática", disse. Estudante de Geografia, Oliveira pensa em fazer faculdade de Publicidade quando concluir seu atual curso.

Suas sacadas mesclam os conhecimentos adquiridos a partir da leitura de mídias especializadas com muita "sabedoria popular" vinda das páginas de zoeira automotiva. Além, é claro, de viver a realidade de uma loja de carros usados desde a infância -- a Pony foi fundada em 95 e sua mãe entrou na sociedade em 97, quando ele tinha três anos.

Além dos memes, a Pony já se especializou em usar jargões conhecidos das ruas, como "Toyota Vovorolla", "carro que incentiva o dono a fazer exercícios" (quando não tem direção assistida ou vidros elétricos), volante com "esfoliante para as mãos" (quando está desgastado) e Corsa "Mr. Catra" (porque a plataforma do compacto da Chevrolet deu origem a sete outros modelos: Corsa Sedan, Corsa Pick-Up, Corsa Wagon, Celta, Classic, Prisma 1 e Agile).

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