Topo

Honda chama 34.610 Fit, City, Civic e Accord e até moto por falha de airbag

Fit 2012, uma geração atrás do carro atual, é um dos modelos envolvidos no chamado - Divulgação
Fit 2012, uma geração atrás do carro atual, é um dos modelos envolvidos no chamado Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/01/2017 16h48

Airbags da japonesa Takata voltam a gerar recall no Brasil

A Honda anunciou nesta segunda-feira (23) que 34.530 proprietários de Civic, Fit, City e Accord (ano e chassis na tabela abaixo) devem procurar uma concessionária da marca para fazer a substituição do insuflador do airbag do passageiro.

São 34.530 unidades envolvidas, do Civic mais antigo (2001 e 2002) ao Accord 2012, incluindo unidades de Fit e City do mesmo ano e até da clássica Gold Wing, moto de topo da empresa que também é equipada com airbags. Veja a tabela abaixo.

Este é mais um recall que envolve modelos equipados com bolsas de ar disparadoras de fragmentos metálicos da forncederora japonesa Takata. A Honda não é a única fabricante com airbags defeituosos -- o caso já envolve mais de 11 milhões de automóveis em todo o mundo.

Tabela de chassis do recall da Honda - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O que acontece?

Foi constatado que em caso de colisão frontal de intensidade moderada ou severa, ou seja, quando é esperado o acionamento do sistema de airbag, pode haver o rompimento da estrutura do insuflador que, eventualmente, apresenta o risco de projetar fragmentos metálicos contra o interior do veículo.

Em situações extremas, o defeito pode causar, além de danos materiais, lesões graves ou até fatais aos ocupantes e/ou terceiros.

De acordo com a Honda, a substituição do item é gratuita e pode ser feita em qualquer concessionária da marca, a partir da próxima segunda (30). O pedido também se aplica aos Civic 2001 e 2002, mesmo aqueles que já foram reparados na campanha iniciada em julho de 2010 -- segundo a empresa, alguns insufladores consertados anteriormente podem sofrer degradação quando expostos às variações de umidade e temperatura.

A consulta à necessidade do reparo pode ser feita pelo site oficial da marca e o agendamento, pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento, cujo telefone é 0800 701 3432 (horário comercial).

Honda Gold Wing 40 anos - Divulgação - Divulgação
Até a clássica Gold Wing 1800 não escapou: seu airbag também pode disparar fragmentos contra o piloto
Imagem: Divulgação