Topo

Flagra mostra elementos de Toro, Tipo e Uno em painel de novo hatch da Fiat

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/01/2017 15h29

UOL Carros teve acesso exclusivo a imagens do interior do compacto

Aos poucos o mistério vai chegando ao fim. Primeiro veio uma imagem da carroceria definitiva, que, embora bastante camuflada, já deixava entrever pequenos traços inspirados no novo Tipo europeu.

Agora UOL Carros recebeu em primeira mão, de um leitor que preferiu não se identificar, fotografias do interior do X6H, inédito compacto premium que usa plataforma esticada do Palio e chega ao mercado no fim do primeiro semestre deste ano para matar de vez o Punto e, provavelmente, substituir o próprio Palio.

Embora a qualidade esteja ruim e as peças ainda careçam de acabamento fino, é possível identificar que diversos elementos do painel do hatchback beberão da fonte de Tipo, Toro e até do Uno. Não, claro, sem receber alguns retoques exclusivos.

Flagra do painel definitivo do Fiat X6H - Arte UOL Carros - Arte UOL Carros
Repare nas imagens da esquerda e da direita: os comandos laterais são idênticos, não? Esta é a central UConnect 2, herdada do Tipo europeu, conforme mostra a imagem da direita. Tem 7 polegadas, tela tátil e projeta celulares via Apple CarPlay ou Android Auto
Imagem: Arte UOL Carros

Peças herdadas, estilo próprio

A foto mais reveladora é a que mostra quadro de instrumentos, parte do volante e também um pedaço do console central. Por ela dá para identificar que mostradores analógicos, em forma de copo, e computador de bordo digital serão herdados da Toro Freedom 1.8, porém com gráficos simplificados.

Volante não chega a ser igual, apesar de muito próximo, ao da Toro: possui aro com empunhadura anatômica e sem revestimento em couro (pelo menos nesta configuração). Miolo conta com pequenos retoques estilísticos em relação à picape. Já os aros laterais dispõem dos mesmos botões, incluindo alguns destinados ao comando de voz.

À esquerda da coluna de direção aparece uma das paletas, responsável por gerenciar os faróis (sem opção de acendimento automático nesta configuração).

Voltando o olhar para a direita, vemos que a central multimídia é o UConnect de segunda geração, com tela tátil de 7 polegadas. Pelo jeito a Fiat finalmente vai se render à era do carro integrado ao celular, visto que o sistema oferece os serviços de projeção Apple CarPlay e Android Auto. O que não ficou nítido pelas imagens é se ele ficará parcialmente desintegrado do painel, tal qual ocorre com o Tipo.

Pouco abaixo nota-se a presença de um trio de saídas de ar centrais, todas em formato circular, que abandonam o estilo coreano oferecido na Toro e também o retangular do Tipo. Eis aí mais uma solução exclusiva do X6H. 

Flagra do painel definitivo do Fiat X6H - UOL Carros - UOL Carros
Quadro de instrumentos é baseado no da Toro 1.8 flex, porém com grafismos próprios
Imagem: UOL Carros

Mais alguns segredinhos

No canto inferior direito, quase escondido na imagem, está uma tecla com a letra "A", confirmando a presença do sistema start-stop, que desliga automaticamente o motor em paradas breves para economizar combustível.

Outras três fotografias exibem com mais detalhes a central de entretenimento -- uma função denominada "App Manager" indica a presença de aplicativos integrados --, a fileira de teclas com start-stop, pisca-alerta e travamento dos vidros elétricos, e também os seletores do ar-condicionado manual (nas versões de topo, o sistema será automático e digital), parecidos com os do Uno, mas com grafismos e iluminação superiores.

Motorização e equipamentos? UOL Carrosadiantou quase tudo sobre o que o X6H vai trazer.

Mande fotos por e-mail ou WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o número +55 11 9-9955-8532. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.