Segredos automotivos

Novo carro da Fiat mostra corpinho e já tem data de estreia; veja flagra

Herivelton Junior/UOL
Camuflagem ainda é pesada, mas já é possível notar lanternas bipartidas ao estilo do novo Tipo imagem: Herivelton Junior/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

Saiba quando chega hatch que usa base esticada do Palio

Saiu do armário! Depois de meses aparecendo somente em mulas com frente de Grand Siena e traseira do atual Palio, o Fiat X6H -- sigla interna que denomina o projeto, ainda sem nome -- finalmente surgiu em sua carroceria definitiva.

É o que mostra flagra enviado pelo leitor Herivelton Junior, que mostra três unidades estacionadas, juntinhas, numa rua de Campos do Jordão (SP).

Conforme antecipado por UOL Carros em julho deste ano, o X6H será uma espécie de "Palio esticado" (o novo, não o velho Palio Fire): vai usar a mesma plataforma, mas com entre-eixos maior e a missão de substituir o Punto.

Novidade: apontada por por fontes ligadas à marca, a chegada às ruas ocorrerá no segundo trimestre de 2017, com produção em Betim (MG).

Oficialmente a marca não estabelece prazo de apresentação, mas já admite que "terá dois importantes lançamentos no ano que vem". Se um é o X6H, o outro... é o X6S, derivação sedã que virá da Argentina, só no último trimestre, para ocupar o lugar de Siena e Grand Siena. Já a nova Strada (X6P), terceiro produto derivado da base, ficará para 2018.

Motorização e equipamentos

A segunda certeza é de que a motorização, sempre bicombustível, terá a opção 1.3 FireFly, recém-estreada no Uno, além do velho conhecido 1.8 eTorq -- já em sua mais recente configuração, de 139 cv com etanol e sem tanquinho de partida a frio.

Transmissão automática de seis velocidades (a mesma de Renegade e Toro), direção elétrica, assistente de partida em rampas, controle de estabilidade e sistema start-stop (desligamento automático no motor em paradas breves) comporão as versões intermediárias e de topo.

O que ainda não está decidido é se o X6H vai matar também o próprio Palio, o que faria sentido em tempos de gama enxuta: a base da Fiat já está congestionada com Mobi e Uno.

Por trás da camuflagem

A imagem cedida pelo leitor mostra outros pequenos detalhes, embora seja só de traseira e a camuflagem ainda esteja pesada: em caminho oposto a Palio e Punto, as lanternas serão horizontalizadas e bipartidas, invadindo a tampa do porta-malas com as luzes de freio bastante afiladas em forma de gancho.

Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, segredeiro especialista em Fiat, a solução será uma forma de seguir a identidade visual da nova família Tipo, algo que também será aplicado à dianteira, de acordo com a publicação.

Mas atenção: o X6H não será "o" Tipo, até por ter dimensões substancialmente menores (próximas às medidas de um Renault Sandero, por exemplo). Isso significa que o plano de trazer a família de médios continua -- especialmente o sedã, que chegaria para concorrer num dos segmentos mais fortes do mercado.

Voltando ao X6H: spoiler traseiro, também camuflado, denota tentativa de formar visual com apelo esportivo, embora as rodas de liga leve aro 14 -- já oferecidas como acessório no Uno -- pareçam pequenas e finas demais para isso (resta torcer para que a peça seja meramente provisória).

Antena, posicionada quase na quina do teto, é a mesma dos atuais Palio e Punto, enquanto os retrovisores externos possuem desenho inédito.

Mande fotos por e-mail ou WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o número +55 11 9-9955-8532. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo