Segredos automotivos

Novo carro da Fiat mostra corpinho e já tem data de estreia; veja flagra

Herivelton Junior/UOL
Camuflagem ainda é pesada, mas já é possível notar lanternas bipartidas ao estilo do novo Tipo Imagem: Herivelton Junior/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/12/2016 10h00

Saiba quando chega hatch que usa base esticada do Palio

Saiu do armário! Depois de meses aparecendo somente em mulas com frente de Grand Siena e traseira do atual Palio, o Fiat X6H -- sigla interna que denomina o projeto, ainda sem nome -- finalmente surgiu em sua carroceria definitiva.

É o que mostra flagra enviado pelo leitor Herivelton Junior, que mostra três unidades estacionadas, juntinhas, numa rua de Campos do Jordão (SP).

Conforme antecipado por UOL Carros em julho deste ano, o X6H será uma espécie de "Palio esticado" (o novo, não o velho Palio Fire): vai usar a mesma plataforma, mas com entre-eixos maior e a missão de substituir o Punto.

Novidade: apontada por por fontes ligadas à marca, a chegada às ruas ocorrerá no segundo trimestre de 2017, com produção em Betim (MG).

Oficialmente a marca não estabelece prazo de apresentação, mas já admite que "terá dois importantes lançamentos no ano que vem". Se um é o X6H, o outro... é o X6S, derivação sedã que virá da Argentina, só no último trimestre, para ocupar o lugar de Siena e Grand Siena. Já a nova Strada (X6P), terceiro produto derivado da base, ficará para 2018.

Motorização e equipamentos

A segunda certeza é de que a motorização, sempre bicombustível, terá a opção 1.3 FireFly, recém-estreada no Uno, além do velho conhecido 1.8 eTorq -- já em sua mais recente configuração, de 139 cv com etanol e sem tanquinho de partida a frio.

Transmissão automática de seis velocidades (a mesma de Renegade e Toro), direção elétrica, assistente de partida em rampas, controle de estabilidade e sistema start-stop (desligamento automático no motor em paradas breves) comporão as versões intermediárias e de topo.

O que ainda não está decidido é se o X6H vai matar também o próprio Palio, o que faria sentido em tempos de gama enxuta: a base da Fiat já está congestionada com Mobi e Uno.

Por trás da camuflagem

A imagem cedida pelo leitor mostra outros pequenos detalhes, embora seja só de traseira e a camuflagem ainda esteja pesada: em caminho oposto a Palio e Punto, as lanternas serão horizontalizadas e bipartidas, invadindo a tampa do porta-malas com as luzes de freio bastante afiladas em forma de gancho.

Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, segredeiro especialista em Fiat, a solução será uma forma de seguir a identidade visual da nova família Tipo, algo que também será aplicado à dianteira, de acordo com a publicação.

Mas atenção: o X6H não será "o" Tipo, até por ter dimensões substancialmente menores (próximas às medidas de um Renault Sandero, por exemplo). Isso significa que o plano de trazer a família de médios continua -- especialmente o sedã, que chegaria para concorrer num dos segmentos mais fortes do mercado.

Voltando ao X6H: spoiler traseiro, também camuflado, denota tentativa de formar visual com apelo esportivo, embora as rodas de liga leve aro 14 -- já oferecidas como acessório no Uno -- pareçam pequenas e finas demais para isso (resta torcer para que a peça seja meramente provisória).

Antena, posicionada quase na quina do teto, é a mesma dos atuais Palio e Punto, enquanto os retrovisores externos possuem desenho inédito.

Mande fotos por e-mail ou WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o número +55 11 9-9955-8532. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Segredos automotivos

Topo