Seu Automóvel

March e Versa ficam menos seguros; relembre nota de carros testados em 2016

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/12/2016 18h11Atualizada em 21/12/2016 17h05

Latin NCAP rebaixa classificação dos modelos da Nissan após auditoria

Novo relatório divulgado nesta terça-feira (20) pelo latin NCAP traz mais más-notícias à Nissan, que viu o SUV Murano ganhar apenas duas estrelas na semana passada.

March e Versa, que em 2015 conquistaram 4 estrelas para adulto (veículos fabricados no Brasil), passaram por reavaliação com unidades produzidas no México e tiveram a nota rebaixada para 3 estrelas -- quanto à classificação sobre a segurança para crianças, as notas são as mesmas: uma estrela para o hatch, duas para o sedã.

"O Latin NCAP verificou que os carros feitos no México proporcionam uma proteção menor para o ocupante adulto em relação aos fabricados no Brasil, tendo sido testados sob o mesmo protocolo de avaliação", alega o órgão, que determina a partir de agora que a nota oficial de ambos os modelos seja a mais recente (3 estrelas).

 

Por que caiu?

Segundo Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, as principais diferenças entre os carros testados foi na estrutura, que nos veículos feitos no México foram qualificadas como instáveis, e no sistema de retenção, em que cintos de segurança e airbags ofereceram menor proteção. " Ambos os modelos mostraram desempenho mais baixo, de aproximadamente 30%, em relação ao teste com os carros brasileiros de 2015".

Por conta dessa diferença, o Latin NCAP, que diz não ter evidências de que os carros brasileiros continuem a ser fabricados como em 2015, rebaixou a nota e criticou a marca japonesa. "Esse caso mostra um pobre controle de qualidade de produção da Nissan e profunda falta de conhecimento para entender e resolver esses problemas com antecipação. Levando em conta que a Nissan assinalou em 2015 que os carros mexicanos e brasileiros são os mesmos, é lógico supor que as versões brasileiras também poderiam ter caído em qualidade", revela Furas.

De acordo com a entidade, A Nissan mexicana comprometeu-se a "entender as diferenças entre os veículos brasileiros e mexicanos e fazer as alterações necessárias para voltar a conquistar as quatro estrelas para adultos".

Em contato com UOL Carros, a Nissan afirmou que "está comprometida com a segurança, serviço e satisfação dos clientes e passageiros, analisou cuidadosamente os resultados dos testes e disse que não há diferenças substantivas entre os March e Versa testados e auditados que possam explicar a variação nos resultados".

Não foi só a Nissan: em janeiro deste ano, o Latin NCAP também cobrou carros mais seguros da poderosa General Motors, diretamente à presidente da fabricante, Mary Barra.

Notas de 2016

UOL Carros lista notas de todos os modelos vendidos no Brasil testados pelo Latin NCAP em 2016, durante a chamada "Fase 7" do programa de segurança:

- Toyota SW4 (abril): 5 estrelas para adultos; 4 estrelas para crianças. Relembre aqui.

- Ford Ranger com airbags, sem ESC (abril): 3 estrelas para adultos; 4 estrelas para crianças. Relembre aqui.

Kia Picanto sem airbags e ABS (junho): zero para adultos; 1 estrela para crianças. Relembre aqui

- Peugeot 208 com dois airbags (junho): 2 estrelas para adulto; 3 estrelas para crianças. Relembre aqui.

- Fiat Novo Palio (agosto): 1 estrela para adulto; 3 estrelas para crianças. Relembre aqui.

- Nissan March (dezembro): 3 estrelas para adulto; 1 estrela para crianças.

- Nissan Versa (dezembro): 3 estrelas para adulto; 2 estrela para crianças.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Seu Automóvel

Topo