Topo

Novo Volkswagen Tiguan alongado? É uma das novidades do Salão de Detroit

Tiguan Allspace para americanos é apenas um desenho, por enquanto - Divulgação
Tiguan Allspace para americanos é apenas um desenho, por enquanto Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/12/2016 14h03

Entre-eixos maior, com até 11 centímetros de diferença para a configuração convencional. Esta é a grande "novidade" da Volkswagen para o Salão de Detroit de 2017, que começa em 8 de janeiro, e atende pelo nome de Tiguan Allspace.

Novidade entre aspas, porque UOL Carros já havia adiantado os planos em setembro de 2015, quando vimos a nova geração do Volkswagen Tiguan no Salão de Frankfurt.

Com fabricação deslocada para o México, o novo Tiguan terá de oferecer atrativos também para o mercado dos Estados Unidos, o que inclui ter tamanho GG e até sete lugares, que será a configuração padrão para os norte-americanos, aliás. Nos EUA, essa configuração será chamada apenas de Tiguan.

O nome Allspace valerá para China e Europa, que terão este SUV esticado como opção. Ainda não se sabe se o Brasil receberá esta configuração -- para nosso mercado, o novo Tiguan de cinco lugares será mostrado no final do próximo ano, chegando em 2018.

Volkswagen T-Prime -  -
Conceito T-Prime, mostrado em Pequim, em abril, antecipou Tiguan esticado

Muito espaço

Se o Tiguan atual, ainda vendido no Brasil, tem 4,42 m de comprimento e 2,60 m de espaço interno, a nova geração vem com 4,48 m de comprimento por 2,68 m de entre-eixos. No caso do Allspace, o entre-eixos vai a 2,79 m e o interior cresce ainda mais. 

Motorização deve manter o rol anunciado para o Tiguan padrão: versões a diesel devem ficar longe dos EUA, que terá opções a gasolina (quatro configurações com turbo de 125, 150, 180 e 220 cv), além de variantes híbridas. Tração é dianteira, com opção integral e câmbio é DSG (dupla embreagem) de seis ou sete marchas.

Falta saber se haverá espaço para este modelo no mercado norte-americano, que também receberá o gigante (e esquisito) Volkswagen Atlas.