Seu Automóvel

Toyota Hilux dá novo vexame em teste de estabilidade; assista

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/10/2016 15h02

Nove anos atrás, a revista sueca especializada em automóveis Teknikens Värld apontava que a Hilux oferecia alto risco de capotamento durante testes de estabilidade, conhecido na Europa como "teste de desvio do alce". Na ocasião, a picape da Toyota foi a única reprovada.

A mesma publicação resolveu testar a nova geração de picapes recém-chegada aos mercados: Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Navara (nova Frontier), Volkswagen Amarok, Isuzu D-Max (que usa a base da Chevrolet S10) além da própria Hilux, que mudou no ano passado.

Novamente foi registrado fracasso do modelo da Toyota, o único a tirar dois pneus do chão na manobra, realizada a 59 km/h e com a carga máxima permitida pelo fabricante (no caso da Hilux, 834 kg).

"Todas as picapes têm controle de estabilidade e não esperávamos qualquer risco. As outras ainda passaram num teste mais rápido, de 67 km/h", aponta a revista, que suspeitou do nível de aderência dos pneus de 18 polegadas.

O teste foi refeito em uma unidade com rodas e pneus aro 17, mas a Hilux voltou a descolar do chão, embora menos que a anterior. De acordo com a Teknikens Värld, "há algo seriamente errado com o sistema de segurança dinâmica" e seu desempenho não é bom o suficiente. "Nem perto disso", afirmam os especialistas.

A Toyota europeia se defendeu e informou que, segundo os testes realizados durante seu desenvolvimento, a Hilux é um veículo seguro.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo