Topo

Citroën prepara SUV nacional com visual de C4 Cactus; veja

Citroën prepara SUV compacto nacional com visual inspirado no C4 Cactus europeu - Fernando Vaz/UOL
Citroën prepara SUV compacto nacional com visual inspirado no C4 Cactus europeu Imagem: Fernando Vaz/UOL

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/10/2016 08h00

A Citroën, que só terá protótipos no Salão de São Paulo, confirmou à reportagem de UOL Carros durante o Salão de Paris, mês passado, que nada apresentado naquele evento estava em seus planos: a nova geração do C3 acabou ficando muito cara para o orçamento da PSA latino-americana neste momento.

Por outro lado, a empresa nunca afirmou que o visual visto nos carros do evento francês ou pelo menos a inspiração no novo padrão de design estavam fora de cogitação no Brasil. Este flagrante, feito pelo atento leitor Fernando Vaz na rodovia Anhanguera, próximo à região de Sumaré (SP), comprova que há um novo caminho para a marca. Mas não espere por algo em 2017 -- uma fonte ligada à marca confirmou a UOL Carros que lançamentos só devem acontecer em 2018.

Desenho manterá soluções de design, como o conjunto de luzes dianteiro em três andares - Fernando Vaz/UOL - Fernando Vaz/UOL
Desenho do carro feito no Brasil manterá soluções de design, como o conjunto de luzes dianteiro com LED e três andares
Imagem: Fernando Vaz/UOL

Será naquele ano que a Citroën entrará de vez na briga dos suvinhos urbanos, reposicionando o pseudo-SUV Aircross (reestilizado no ano passado) e apresentando um carro totalmente novo, com desenho baseado no C4 Cactus, revelado no Salão de Genebra 2014.

Repare que nas fotos do flagra desta reportagem praticamente todos os elementos de design batem com o do C4 Cactus, embora existam ligeiras diferenças. O futuro SUV compacto da Citroën será praticamente idêntico, mas com alterações convenientes ao mercado, portanto.

Adereços

Suspensão elevada e barras longitudinais de teto, além das bolhas de ar na carroceria (como no carro europeu) devem seguir no modelo nacional.

A motorização ainda é tratada como segredo pelo grupo PSA, mas uma das apostas lógicas é o 1.6 THP turboflex, de 165/173 cv, acoplado ao câmbio automático de seis marchas -- o mesmo conjunto do C4 Lounge. Há também o horozinte de estreia da derivação turbo do 1.2 três-cilindros PureTech nas versões de entrada.

UOL Carros procurou a Citroën brasileira, que preferiu manter a posição oficial de que por enquanto não há planos para novos produtos em nosso país.

Mande fotos por e-mail ou WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o número +55 11 9-9955-8532. Segue válido a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.