Topo

Hyundai i30 muda geral no Salão de Paris; UOL Carros analisa

Leonardo Felix

Do UOL, em Paris (França)

30/09/2016 14h04

Hyundai i30 mostra nova geração, a terceira, no Salão de Paris 2016: cara nova, mecânica nova, a velha questão da identidade do modelo e da identidade da marca... tudo isso vai dar o que falar.

Como já ocorre há algum tempo na Hyundai presidida pelo designer alemão Peter Schreyer, a tendência de estilo está cada vez mais europeia. Para muitos, o novo modelo vai lembrar um carro francês.

De fato, o hatchback sul-coreano está bem mais sóbrio, principalmente em termos de acabamento, na comparação com a geração anterior.

Mas também há melhorias. Graças à nova arquitetura, o modelo está 22% mais rígido torcionalmente (melhorando segurança e dirigibilidade) e 28 quilos mais leve (contribuindo para consumo e performance). E há o sistema de entretenimento completo -- há até projeção de smartphones com Apple Carplay e Android Auto.

Maior e econômico

Espaço interno é o mesmo, mas com 4,34 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,45 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, novo i30 está ligeiramente maior nas demais dimensões, ainda comparando com o atual; porta-malas acomoda 395 litros de bagagem.

Opções de motorização: 1.4 aspirada, 1.4 turbo (ambos com quatro cilindros) e 1.0 turbo 3-cilindros, gerando de 99 a 138 cavalos com gasolina. Bebe na fonte do downsizing e do turbo, à moda alemã, o que pode ser polêmico, mas também é ótimo em termos de performance e economia.

Lembramos que o rival Volkswagen Golf já oferece soluções similares e ainda melhores aqui no Brasil (reveja nossa avaliação aqui). 

E falando em Brasil, como a reestilização da segunda geração foi lançada localmente há pouco tempo, é de se esperar alguma demora para vermos a terceira geração: nada antes do final de 2017 ou meados de 2018. Mas será que a chegada servirá para que o i30 recupere o prestígio que a primeira geração tinha?

*Viagem a convite da Anfavea