Carros

Corolla responde a Civic com esportivado Dynamic: R$ 95.800

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/09/2016 14h40

Ação rápida da Toyota: com a chegada de rivais mais tecnológicos que o Corolla -- destaque, obviamente, para o velho concorrente Honda Civic, mas também Chevrolet Cruze e Nissan Sentra --, a marca oferece, a partir desta quinta-feira (22), a série especial Dynamic. Tem pinta de esportivo e custará R$ 95.800.

Baseada na versão intermediária XEi (R$ 93.720), a edição incorpora por R$ 2.080 extras itens exclusivos: luzes diurnas em LED no para-choque frontal; rodas de liga leve (aro 16) com acabamento preto; retrovisores externos com capa preta; e o emblema Dynamic na tampa do porta-malas.

Por dentro as novidades também são pontuais: revestimento interno das portas e dos bancos de couro sintético; e tapetes personalizados. Meta é atrair público de perfil "mais jovem", e emplacar média de 400 unidades/mês.

O que mais?

Demais equipamentos são conhecidos do Corolla XEi. Destaque para: cinco airbags (frontais, laterais e de joelho para motorista); ar-condicionado automático digital; computador de bordo digital; vidros elétricos com função um-toque; controle de cruzeiro; retrovisor interno anti-ofuscante; ganchos Isofix para cadeirinhas; e central multimídia em tela de 6,1 polegadas com navegação GPS, câmera de ré, conexão Bluetooth, entradas USB e toca-DVD.

Motor, infelizmente, não muda -- e algo que sempre se espera de uma série com espírito esportivo é mais força: temos o já conhecido 2.0 Flexfuel, aspirado, de 143/154 cv (a 5.600/5.800 rpm) e 19,4/20,3 kgfm (4.000/4.800 giros), sempre respectivamente com gasolina/etanol. Câmbio é o Multidrive-S (CVT), que oferece aletas atrás do volante para simulação de sete marchas e modo "Sport", com criação de degraus de troca em rotações diferentes.

Corolla 2017: veja todas as versões e equipamentos
+ Corolla 2017: ficha técnica

Murilo Góes/UOL
Luz diurna em LED é principal novidade da série, e tende a ser incorporada ao restante da gama com a chegada da reestilização, no ano que vem Imagem: Murilo Góes/UOL

Mudança real? Só em 2017

Embora queira mostrar que está atenta à movimentação das demais marcas, a Toyota não tem tanta pressa em investir mais forte na evolução real do Corolla. Com 43.838 unidades emplacadas entre janeiro e agosto (dados da própria fabricante), o modelo domina o segmento de sedãs médios em 2016: 52% das vendas.

Conforme antecipado em primeira mão por UOL Carros há seis meses, só em meados do ano que vem é que o três-volumes vai, enfim, tentar se equiparar tecnologicamente aos rivais.

Já apresentado a mercados europeus como a Rússia, o facelift de meia-vida trará nova dianteira e itens como controle eletrônico de estabilidade (finalmente), central com tela tátil de 7 polegadas, rodas aro 17 e, possivelmente, itens de segurança ativa tais quais frenagem emergencial e assistente de manutenção de faixa. 

Murilo Góes/UOL
Etios Ready traz visual do Platinum e pacote de equipamentos do XS 1.5 AT Imagem: Murilo Góes/UOL

Etios a reboque

Depois de ganhar o antigo câmbio automático de quatro velocidades do próprio Corolla e estrear, na configuração de topo Platinum, um padrão estético um pouco (só um pouco) mais elegante, o Etios estreia em 11 de outubro a série especial Ready (apenas na carroceria hatchback), de R$ 59.600.

Tem pacote de equipamentos do Etios 1.5 XS automático -- R$ 54.510 e 102/107 cv (gasolina/etanol) --, mas também adere ao visual dianteiro da versão Platinum, o que denota possível migração gradual para toda a linha.

Traz ainda: bolsa organizadora, tapetes no porta-malas; suporte para mochilas na cabine; sensores de estacionamento traseiros na cor do veículo; e central de entretenimento Toyota Play, a mesma do Corolla Dynamic. Previsão é de 250 exemplares vendidos ao mês

Segundo a Toyota, os dois produtos foram os primeiros frutos do centro de pesquisa e design em São Bernardo do Campo (SP), inaugurado em agosto.


 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo