Carros

Hyundai confirma produção do "anti-HR-V" Creta no Brasil em 2017

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/09/2016 11h14

A Hyundai confirmou nesta quinta-feira (15) o que já havia sido antecipado por UOL Carros em abril deste ano: vai produzir o suvinho Creta no Brasil em 2017.

O modelo, que existe globalmente sob dois nomes (Creta e ix25), vai usar nomenclatura grega, a mesma usada em mercados considerados "emergentes", como Índia, Rússia e outros países da América Latina. Já "ix25" é como o modelo é conhecido na China.

A fabricante confirmou ainda apresentação ao público no Salão de São Paulo, em novembro, e divulgou três teasers mostrando silhuetas e lanterna traseira do jipinho.

Período do lançamento não foi especificado, mas UOL Carros aposta que será ainda no primeiro semestre. A linha de montagem em Piracicaba (SP) está praticamente pronta para começar a operar. 

Divulgação
Primeiro teaser do Creta brasileiro antecipa visual robusto e cara de malvado, assim como faróis com projetor e assinatura em LED Imagem: Divulgação

Base de carro médio

Também conforme antecipado por nossa reportagem, a plataforma não será a mesma do HB20. A base do modelo, chamada de J5, deriva de modelos médios da marca, como i30 e Elantra.

A marca garante ainda que motorização será diferente, embora UOL Carros aposte no compartilhamento de diversos componentes. O propulsor Kappa flex, 1.6 4-cilindros de 128 cv, cairia como uma luva ao modelo, assim como a transmissão automática de seis marchas já disponível na família de hatch e sedã.

Talvez a escolha da marca seja por apresentar este mesmo trem-de-força, porém com recalibrações. Tração é sempre dianteira. 

Leonardo Felix/UOL
Assim é o interior do Creta/ix25 na China; padrão de acabamento deve ser similar no Brasil, mas toques extras de requinte cairiam bem para encarar HR-V e Kicks Imagem: Leonardo Felix/UOL

É páreo para o HR-V?

A equipe de UOL Carros já viu o Creta em salões e também rodando em países da Ásia e América Latina. Visual impõe respeito e oferece ótima sensação de robustez, embora menos elegante que o do harmonioso HB20.

Padrão de acabamento deixa a desejar em relação a HR-V, Renegade e Nissan Kicks em mercados menores (onde a origem é indiana), mas a nacionalização da produção permitirá à Hyundai trabalhar para torná-lo referência também nesse quesito, tal qual já faz com a família HB.

"O Brasil, um dos mercados mais importantes para a estratégia mundial da montadora sul-coreana, vai receber um Hyundai Creta com características únicas e visual mais robusto e imponente. A intenção é aliar a atualização do design da marca ao gosto e preferência do consumidor brasileiro", disse a fabricante em comunicado.

Tal afirmativa pode ser interpretada como a opção por soluções já usadas em outros modelos: suspensões elevadas, apliques plásticos usados sem cerimônia nas laterais e para-choques, e barras longitudinais de teto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo