Topo

Mobilidade

Nissan aproveita as Olimpíadas e mostra esportivo elétrico do futuro

Benê Gomes

Do Auto+

16/08/2016 09h58

Além de lançar o Kicks, sua grande aposta para o futuro de curto prazo no Brasil, a Nissan usou o status de patrocinadora das Olimpíadas do Rio para fazer anúncios ligados à mobilidade ecologicamente correta nas últimas semanas.

Um deles foi o da van elétrica e-NV200, em configuração movida a pilha de etanol desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro. Este é um projeto sério e que pode trazer impactos importantes a um mercado que ainda engatinha na oferta de veículos com energia alternativa.

O segundo entrou mais na onda da brincadeira. Trata-se do protótipo Blade Glider, evolução do conceito de esportivo elétrico e descapotado mostrado no Salão de Tóquio 2013, e que chegou ao Rio de Janeiro para ser exibido em versão funcional -- ou seja, capaz de rodar. 

Com visual inspirado no protótipo de competições DeltaWing -- projeto do qual a Nissan fez parte até 2013 --, ele possui portas com abertura ao estilo tesoura e funciona a partir da força emitida por dois motores elétricos às rodas traseiras, gerando 268 cv de potência e incríveis 72,1 kgfm de torque entregues de forma instantânea. Velocidade máxima: 190 km/h.

Veja mais detalhes dos modelos no vídeo de Benê Gomes, do Auto+

Mais Mobilidade