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Porsche 911 ganha novo coração sem perder o espírito; assista

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em Tenerife (Espanha)

10/08/2016 16h40

O sétimo e atual "capítulo" da história do Porsche 911, a atual geração, chamada de "991" e apresentada no Salão de Frankfurt em 2011, chega à linha 2017 com motor turbo em quase todas as versões e preços a partir de R$ 509 mil.

Apenas a edição limitada "R", vendida sob encomenda por aqui, mantém o tradicional motor seis-cilindros aspirado. Outra novidade é a estreia da configuração de entrada "Carrera", inédita até então. Estes são os valores: 

911 Carrera -- R$ 509 mil
911 Carrera S -- R$ 651 mil
911 Carrera Cabriolet -- R$ 557 mil
911 Carrera S Cabriolet -- R$ 696 mil
911 Carrera 4 -- R$ 543 mil
911 Carrera 4S -- R$ 685 mil
911 Carrera 4 Cabriolet -- R$ 591 mil
911 Carrera 4S Cabriolet -- R$ 730 mil
911 Targa 4 -- R$ 591 mil
911 Targa 4S -- R$ 730 mil
911 Turbo -- R$ 997 mil
911 Turbo S -- R$ 1.233.000
911 Turbo Cabriolet -- R$ 1.044.000
911 Turbo S Cabriolet -- R$
1.277.000

Porsche 911 Carrera S - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Sétima geração do esportivo praticamente aposenta o motor aspirado na linha 2017
Imagem: Murilo Góes/UOL

Novo coração

O novo motor mantém os seis cilindros contrapostos (posicionados de ponta-cabeça paralelamente ao chão), mas utiliza dois turbocompressores para atingir 370 cv nas versões standard e 420 cv nas configurações S -- aumento médio de 20 cavalos se comparado aos antigos propulsores de 3,4 e 3,8 litros aspirados, respectivamente.

O torque subiu de 39,8 para 45,8 kgfm nos Carrera e de 44,8 para 51 kgfm nos Carrera S. Todos são equipados com câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem (PDK).

Já o 911 Turbo usa um seis-cilindros de 3,8 litros, também biturbo, que rende 540 cv e 72,4 kgfm de torque na versão "standard"; e 580 cv e até 76,5 kgfm na S, que pode acelerar de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,9 segundos.

Há mais de cinco décadas em produção, o "cinquentão" Porsche 911 é considerado um dos maiores esportivos de todos os tempos -- rótulo que jamais mudou, independentemente das modificações mecânicas que cada geração recebeu.

UOL Carros topou encarar a subida de montanha do Rali das Canárias, em Tenerife (Espanha), para conhecer o poderio deste novo trem-de-força do lendário esportivo alemão. Confira na vídeo-reportagem no topo desta página.