Carros

Ecto-1 de novo "Caça-fantasmas" quase foi SUV; assista e entenda

James Cimino

Colaboração para o UOL, em Culver City (EUA)

15/07/2016 13h00

Quem é fã de filmes como "Star Wars", “De Volta para o Futuro” ou “Caça-Fantasmas” já deve ter sonhado em sair por aí pilotando a Millennium Falcon ou o DeLorean DMC de Marty McFly. São naves e carros eternizados pelas telonas.

No caso de "Caça-Fantasmas", nova produção da franquia que estreou nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (14), deve esquentar a febre pelo Ecto 1, carro preparado pelo quarteto Abby Yates (Melissa McCarthy), Erin Gilbert (Kristen Wiig), Jillian Holtzmann (Kate McKinnon) e Patty Tolan (Leslie Jones) para enfrentar os assustadores seres de outro mundo.

UOL Carros foi aos estúdios da Sony, em Culver City (EUA), nos arredores de Los Angeles, e conheceu os dois Cadillac Fleetwood da segunda metade dos anos 1980 usado nas filmagens da "Caça-Fantasmas" 2016. Confira no vídeo.

Da ambulância ao rabecão

O Ecto 1 original, do filme de 1984, era uma perua Cadillac Eldorado 1959, e originalmente uma ambulância.

A essência foi mantida -- ter como veículo uma station wagon da Cadillac --, mas o modelo foi atualizado para uma Fleetwood de primeira geração, produzida na segunda metade dos anos 1980. E, desta vez, a experiência prévia do veículo será como rabecão (carro funerário).

Jefferson Sage, designer de produção responsável por transformar o carro em um personagem do filme, porém, reconhece que pensou em usar um Humvee (Hummer) e até um SUV -- dando uma cara mais atual, dentro da moda por carrões, ao Ecto 1.

No fim das contas, porém, a produção do filme voltou ao conceito original e ficou com uma perua Cadillac.

A partir daí, conta Sage, foram necessárias seis semanas de preparação. No total foram construídas três unidades para as filmagens, realizadas em Boston.

Não há especificações técnicas precisas quanto aos exemplares usados em "Caça-Fantasmas". O Cadillac Fleetwood original -- sedã, perua e cupê -- media longos 4,95 metros de comprimento e 2,81 m de entre-eixos.

Motorização a gasolina usava sempre um bloco "V-oitão", que variava de 4,1 a 4,9 litros, com potência entre 137 e 203 cv. Havia também uma opção V6 movida a diesel de 86 cv. Transmissão era sempre automática de quatro velocidades.

Reprodução
Hummer ou outro SUV? Nada: produção decidiu manter perua da Cadillac como Ecto 1 Imagem: Reprodução

Dirigiu até enjoar

Deu vontade de dar uma voltinha com os dois Ecto 1, né? Acredite: tem gente que, de tanto fazer isso, já até enjoou. É o caso de Bladimir Martinez, que trabalha no departamento de transportes dos estúdios da Sony Pictures, sendo responsável por levar o carro das caça-fantasmas para a "garagem da empresa".

"Do caminho que eu faço, do estúdio até a garagem, as pessoas ficam muito emocionadas, tiram fotos... Eu ligo as luzes para que as pessoas fiquem mais felizes. Comecei a dirigir esse carro [o primeiro Ecto 1] em 1999. Naquela época fiquei muito feliz. Agora nem tanto porque já virou uma coisa normal. Ainda gosto, claro, mas não é mais grande coisa", esnobou.

Testamos o DeLorean de De Volta para o Futuro; relembre

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo